você está em: Inicial | Canal Agro | Tecnologias para a fertirrigação

abril 2021 Conteúdo Técnico

Tecnologias para a fertirrigação

As tecnologias para a fertirrigação estão cada vez mais interessantes para o homem do campo.

A inteligência dessas tecnologias tem levado maior facilidade para o processo de fertirrigação que passa a ser controlado em poucos cliques.

Tecnologias para a fertirrigação avançam nos últimos anos

Ao longo dos últimos anos, uma das áreas mais estudadas na agricultura é a automação. Afinal, automatizar processos no campo é uma forma útil de diminuir o desperdício de insumos e de mão de obra.

Contribuindo para a potencialização dos lucros e aumento da capacidade produtiva. A fertirrigação é uma das áreas que mais tem sofrido atualizações.

Graças às novas tecnologias para a fertirrigação, é possível programar toda a utilização de fertilizantes durante a irrigação, usando apenas alguns cliques. E isso pode ser feito pelo agricultor, dentro de seu escritório.

Dessa forma, é possível ter um cultivo eficaz, com minimização de custos na compra de insumos de boa qualidade. Afinal, não haverá uma taxa de desperdício considerável. 

Ainda, será possível atuar em toda a propriedade, sem contar com muita mão de obra. Ou seja, a tecnologia facilita o cotidiano no campo enquanto atua reduzindo os custos de cada safra.

Softwares para a gestão da fertirrigação

É interessante destacar que, atualmente, é possível utilizar softwares para a fertirrigação. De modo que, todo o sistema automatizado seja prático de usar, gerando economia e otimização de tempo.

Ao optar por um software para controlar o sistema de fertirrigação, é possível diminuir a mão de obra que trabalha em sua propriedade.

Bem como, todos os recursos são otimizados no processo. A fertirrigação é capaz de gerar muitos benefícios para o agricultor, como:

·   A distribuição dos nutrientes é mais homogênea;

·   Os custos com mão de obra e maquinário são reduzidos;

·   Danos ao solo são minimizados por causa da não utilização de máquinas pesadas;

·   O fertilizante poderá ser aplicado em qualquer ciclo da lavoura independentemente do clima;

·   A fertilização se torna mais efetiva, devido à maior facilidade de aplicação do fertilizante;

·   Ocorre redução nas perdas do nitrogênio aplicado;

·   O método economiza até 30% do consumo de água, evitando desperdício.

Portanto, todos os agricultores tendem a se beneficiar da fertirrigação. Sendo uma tecnologia de automação muito importante para a rotina no campo.

Desta forma, é mais ecológico, aumenta a lucratividade e a capacidade de produção na mesma área. Tendo em vista que, sua utilização é capaz de nutrir o solo com maior qualidade e menos desperdício.

Novas tecnologias para a fertirrigação minimizam custos a longo prazo

Obviamente, adotar novas tecnologias para a rotina no campo apresenta um custo inicial. Isso porque é preciso instalar sistemas de irrigação automatizados, adquirir licenças de softwares e até mesmo aprender a usar.

Entretanto, após essa aquisição inicial, os benefícios de curto e longo prazo começam a se apresentar, trazendo redução nos custos.

De imediato, já é possível irrigar toda a área sem que seja necessário contar com maquinário pesado ou mão de obra para tal.

Além disso, no longo prazo a tecnologia auxilia na redução de desperdícios de insumos, bem como, otimiza a capacidade produtiva.

Aspectos que são úteis para que toda a cadeia de cultivo seja otimizada, reduzindo o custo e potencializando os resultados.

Por tudo isso, utilizar novas tecnologias na agricultura, é uma saída inteligente para otimizar os recursos naturais e seu próprio orçamento.

As novas tecnologias reduzem o impacto ambiental da agricultura

Um aspecto muito relevante que comumente é ignorado, é que as novas tecnologias auxiliam a manter a agricultura mais sustentável.

O que é importante para aproximar o setor daqueles clientes que são mais exigentes e exigem que seus produtores sejam mais sustentáveis.

Esse tipo de investimento, portanto, reduz o consumo de água e minimiza a erosão do solo. O que é positivo para o agricultor e para o planeta.

Sendo também um argumento útil nas negociações do agricultor.

Tendo em vista que, o cultivo mais sustentável é importante para que grandes empresas que se preocupam com a sustentabilidade fechem negócio com o agricultor como fornecedor.

As tecnologias para a fertirrigação já fazem parte do cotidiano de muitos agricultores, sendo um objeto de desejo daqueles que ainda estão em planejamento para instalação.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces