você está em: Inicial | Canal Agro | Tecnologias para a fertirrigação

abril 2021 Conteúdo Técnico

Tecnologias para a fertirrigação

As tecnologias para a fertirrigação estão cada vez mais interessantes para o homem do campo.

A inteligência dessas tecnologias tem levado maior facilidade para o processo de fertirrigação que passa a ser controlado em poucos cliques.

Tecnologias para a fertirrigação avançam nos últimos anos

Ao longo dos últimos anos, uma das áreas mais estudadas na agricultura é a automação. Afinal, automatizar processos no campo é uma forma útil de diminuir o desperdício de insumos e de mão de obra.

Contribuindo para a potencialização dos lucros e aumento da capacidade produtiva. A fertirrigação é uma das áreas que mais tem sofrido atualizações.

Graças às novas tecnologias para a fertirrigação, é possível programar toda a utilização de fertilizantes durante a irrigação, usando apenas alguns cliques. E isso pode ser feito pelo agricultor, dentro de seu escritório.

Dessa forma, é possível ter um cultivo eficaz, com minimização de custos na compra de insumos de boa qualidade. Afinal, não haverá uma taxa de desperdício considerável. 

Ainda, será possível atuar em toda a propriedade, sem contar com muita mão de obra. Ou seja, a tecnologia facilita o cotidiano no campo enquanto atua reduzindo os custos de cada safra.

Softwares para a gestão da fertirrigação

É interessante destacar que, atualmente, é possível utilizar softwares para a fertirrigação. De modo que, todo o sistema automatizado seja prático de usar, gerando economia e otimização de tempo.

Ao optar por um software para controlar o sistema de fertirrigação, é possível diminuir a mão de obra que trabalha em sua propriedade.

Bem como, todos os recursos são otimizados no processo. A fertirrigação é capaz de gerar muitos benefícios para o agricultor, como:

·   A distribuição dos nutrientes é mais homogênea;

·   Os custos com mão de obra e maquinário são reduzidos;

·   Danos ao solo são minimizados por causa da não utilização de máquinas pesadas;

·   O fertilizante poderá ser aplicado em qualquer ciclo da lavoura independentemente do clima;

·   A fertilização se torna mais efetiva, devido à maior facilidade de aplicação do fertilizante;

·   Ocorre redução nas perdas do nitrogênio aplicado;

·   O método economiza até 30% do consumo de água, evitando desperdício.

Portanto, todos os agricultores tendem a se beneficiar da fertirrigação. Sendo uma tecnologia de automação muito importante para a rotina no campo.

Desta forma, é mais ecológico, aumenta a lucratividade e a capacidade de produção na mesma área. Tendo em vista que, sua utilização é capaz de nutrir o solo com maior qualidade e menos desperdício.

Novas tecnologias para a fertirrigação minimizam custos a longo prazo

Obviamente, adotar novas tecnologias para a rotina no campo apresenta um custo inicial. Isso porque é preciso instalar sistemas de irrigação automatizados, adquirir licenças de softwares e até mesmo aprender a usar.

Entretanto, após essa aquisição inicial, os benefícios de curto e longo prazo começam a se apresentar, trazendo redução nos custos.

De imediato, já é possível irrigar toda a área sem que seja necessário contar com maquinário pesado ou mão de obra para tal.

Além disso, no longo prazo a tecnologia auxilia na redução de desperdícios de insumos, bem como, otimiza a capacidade produtiva.

Aspectos que são úteis para que toda a cadeia de cultivo seja otimizada, reduzindo o custo e potencializando os resultados.

Por tudo isso, utilizar novas tecnologias na agricultura, é uma saída inteligente para otimizar os recursos naturais e seu próprio orçamento.

As novas tecnologias reduzem o impacto ambiental da agricultura

Um aspecto muito relevante que comumente é ignorado, é que as novas tecnologias auxiliam a manter a agricultura mais sustentável.

O que é importante para aproximar o setor daqueles clientes que são mais exigentes e exigem que seus produtores sejam mais sustentáveis.

Esse tipo de investimento, portanto, reduz o consumo de água e minimiza a erosão do solo. O que é positivo para o agricultor e para o planeta.

Sendo também um argumento útil nas negociações do agricultor.

Tendo em vista que, o cultivo mais sustentável é importante para que grandes empresas que se preocupam com a sustentabilidade fechem negócio com o agricultor como fornecedor.

As tecnologias para a fertirrigação já fazem parte do cotidiano de muitos agricultores, sendo um objeto de desejo daqueles que ainda estão em planejamento para instalação.

Leia também

maio 2021 Preparativos para as culturas do 2º semestre do ano

Desde o preparo do solo até a escolha da época de plantio, é muito importante adequar os preparativos para as culturas do ...

maio 2021 Diferenças de Clima para a produção de frutíferas

As diferenças climáticas afetam a produção de frutíferas em todo o país. E para aumentar a competitividade ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces