você está em: Inicial | Canal Agro | Tecnologia no Agronegócio X Profissionais Especializados

fevereiro 2020 Conteúdo Técnico

Tecnologia no Agronegócio X Profissionais Especializados

As constantes evoluções tecnológicas no campo revelam a necessidade de mão de obra especializada, mas como anda a realidade no campo? A relação: Tecnologia no Agronegócio X Profissionais Especializados, se reflete em bons resultados?

Os profissionais do campo precisam se tornar cada vez mais especializados para acompanhar os avanços tecnológicos do setor.

Em contrapartida, dados do último Censo Agropecuário mostram que a agricultura familiar ainda produz 70% do feijão, 34% do arroz 50% das aves e 30% dos bovinos brasileiros.

Portanto, é a união da produção dos pequenos produtores familiares que gera a maior parte da produção dos insumos do país.

Mas estariam esses produtores preparados para o avanço tecnológico no campo? Os pequenos produtores estão se especializando profissionalmente para acompanhar a demanda de crescimento do setor?

Tecnologia no Agronegócio versus Pequenos Produtores

De acordo com dados da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), a tecnologia já faz parte de 67% das propriedades agrícolas.

Essas mesmas propriedades já utilizam algum tipo de inovação tecnológica para melhorar a rotina no campo. E isso pode estar intimamente relacionado a grande capacidade produtiva dos agricultores familiares no Brasil.

Até porque, a utilização de tecnologia tem sido apontada como um dos fatores que incorporados ao agronegócio têm feito com que o setor bata recordes.

E tendo em vista que o setor tem grande parte da produção ligada ao pequeno produtor, a tecnologia acaba sendo uma grande aliada na capacidade produtiva das famílias.

Como aconteceu na safra 2016/2017 que foi surpreendentemente positiva, a qual foi apontada na época por Neri Geller, então secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, que o desempenho e motivação dos produtores em incorporar tecnologia agregou valor à produção.

Portanto, a tecnologia aplicada ao setor tem de fato contribuído para que as cidades estejam cada vez melhor abastecidas.

Além disso, os recordes que o setor vem batendo na produção ano a ano apontam um caminho muito positivo para o agronegócio, o qual ainda tem muito espaço para crescer no país.

Tecnologia no Agronegócio e a Feminilização do Campo

Outro ponto positivo a ser discutido sobre a tecnologia no agronegócio, é que isso tem possibilitado cada vez mais a presença feminina em cargos de liderança no setor.

Com os avanços tecnológicos exigindo cada vez mais a profissionalização da mão de obra do campo, as mulheres estão se fazendo mais presentes na vida do campo.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), o perfil da mulher no agronegócio é de escolaridade alta e independência financeira.

De acordo com os dados, 60% delas têm curso superior completo e 55% acessam a internet todos os dias.

Isso nos comprova que a presença da mulher no agronegócio tem feito total diferença. Afinal, é uma mão de obra muito qualificada e que está antenada com a tecnologia que pode ser usada a favor da produção.

O que possibilita que o campo se torne um ambiente mais diverso e que acolhe a profissional qualificada. Tirando aquela imagem de que o setor mais importante da economia brasileira não recebe mulheres como profissionais reconhecidas e em cargos mais altos.

Ao contrário disso, a vida no campo tem se beneficiado do saber feminino que é cada vez mais especializado e capacitado para utilizar a tecnologia a favor da produção.

Um Cenário Promissor

De modo geral a relação entre tecnologia no agronegócio x profissionais especializados demonstra um futuro muito promissor.

Com cada vez mais profissionais estão se profissionalizando para atuar no campo utilizando a tecnologia a favor de safras recordistas, o que é bom para o país inteiro.

Não apenas por causa da riqueza gerada, mas também da tecnologia empregada nos manejos. Uma vez que ela possibilita a otimização de recursos para safras mais produtivas.

A produtividade em alta, com o uso de poucos recursos, é positiva para o meio ambiente, o qual sofre menor impacto e mesmo assim segue capaz de produzir em quantidades recordes.

O mercado do campo mudou e muitos profissionais já cumprem as exigências de conhecimentos técnicos necessários para acompanhar os avanços tecnológicos e usar as melhores ferramentas em prol da atividade agropecuária, o que torna o futuro do agronegócio muito promissor.

Assim como a Biosul, a tecnologia no campo contribui para o aumento da eficiência no setor agropecuário.
 

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces