você está em: Inicial | Canal Agro | Tecnologia 5G promete melhorar conectividade no campo e impulsionar agricultura

abril 2021 Notícia do Segmento

Tecnologia 5G promete melhorar conectividade no campo e impulsionar agricultura

A tecnologia 5G representa a possibilidade de aumento na competitividade da agricultura brasileira. Uma vez que, poderá trazer mais eficiência, redução de custos e aumento da produtividade no campo.

O que é a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G opera em espectro de rede de baixa frequência, na faixa de 700 mega-hertz (MHz).

Com isso, o esperado é que ela possa melhorar a cobertura das áreas rurais, permitindo uma comunicação mais ágil e eficiente.

Segundo a Anatel, 89,2% da população brasileira já pode usufruir da tecnologia 4G, entretanto, a cobertura de qualidade está concentrada em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

O edital 5G, prevê que 8 mil locais que ainda não possuem acesso à rede, possam passar a usar internet, a qual terá melhor qualidade que o serviço atual.

Portanto, a cobertura é muito mais ampla, aumentando a conectividade no campo e em regiões onde não existe sinal.

Tecnologia 5G: automação e robotização

A tecnologia 5G marca uma nova era em todo o mundo, possibilitando o uso de sistemas automatizados e maior presença de robôs no cotidiano.

Tendo em vista que, a qualidade de sinal e agilidade na transmissão de dados, permite que esses equipamentos funcionem da melhor forma possível, otimizando a comunicação e possibilitando resultados muito interessantes para o cotidiano nas cidades e nas áreas rurais.

A tecnologia aumenta a competitividade e a capacidade produtiva no Brasil.

Uma vez que, levará informação precisa para quem vive no campo e precisa de dados consistentes para atuar de forma adequada em relação ao plantio.

Um exemplo muito simples é que, ao utilizar tecnologia no campo o produtor tem condições de analisar a previsão do tempo com dados mais precisos.

Podendo utilizar essas informações em prol de escolher o melhor momento para o cultivo. 

Outra possibilidade é usar automação em todo o sistema de irrigação, sem que isso represente um alto custo.

Desta forma, a utilização de novas tecnologias no campo permite maior precisão na tomada de decisões, sem que isso resulte em aumento de custos ou necessidade de altos investimentos.

Conectividade no campo: cenário atual

A conectividade no campo não é uma realidade atualmente. No ano de 2020, apenas 23% do território agrícola brasileiro obtinha algum nível de conectividade.

Portanto, a situação é preocupante e vem sendo estudada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para nos manter otimistas, os especialistas já sabem a importância de desenvolver ferramentas digitais que possam otimizar a produção nacional.

Usando sistemas, softwares e serviços que possibilitem um melhor controle da produção, para potencializar a capacidade do solo.

Vale ressaltar que o Brasil é uma grande potência mundial na produção de alimentos. Entretanto, a falta de conectividade limita os agricultores em relação às possibilidades de otimização de recursos e melhoria da produtividade.

Problema que tende a ser resolvido quando a conectividade for melhorada, pela ampliação da rede em todo o país, distribuindo sinal 5G de qualidade nas regiões agrícolas.

Como as tecnologias aumentam a capacidade produtiva nacional?

Atualmente, o cenário de distribuição do 4G é bastante desigual. Algo que será corrigido pela tecnologia 5G, levando maior conectividade para o campo.

De modo que, a internet de boa qualidade não esteja concentrada apenas em 3 estados. 

Ao distribuir rede com conexão de qualidade para o país inteiro, todos os agricultores serão beneficiados pela possibilidade de usar novas tecnologias.

O que é importante para que esse universo de novas informações e possibilidades traga resultados significativos na produção.

Quando o produtor tem acesso a dados, aplicativos e pode conectar toda a propriedade, se torna natural que essas informações sejam usadas a favor da melhora na produção.

Os dados provenientes de sistemas de automação e softwares, ajudam o agricultor a otimizar a gestão de sua produção.

Permitindo assim, que os custos sejam minimizados e a produtividade elevada, potencializando os resultados nacionais na exportação de produtos agrícolas.

Esse tipo de cenário positivo para o agricultor, gera emprego e renda em todo o país. Além de aumentar a disponibilidade de alimentos de qualidade na mesa dos brasileiros.

Biosul já aposta em tecnologia para produzir os insumos que ajudam agricultores em todo o país. E por isso, acreditamos que a ampliação do acesso à tecnologia será benéfica para todo o setor.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces