você está em: Inicial | Canal Agro | Saiba mais sobre Fertilizantes Minerais

março 2021 Conteúdo Técnico

Saiba mais sobre Fertilizantes Minerais

Os fertilizantes minerais são usados para aumentar o estado nutricional das plantas e/ou estimular o crescimento e fortalecer os sistemas de defesa das mesmas, contribuindo para um aumento na produtividade a cada safra.

O que são fertilizantes minerais?

Os fertilizantes minerais são compostos por macro e micronutrientes. Favorecendo assim, o aumento da produtividade e maior capacidade de adaptação a situações de estresses climáticos e/ou patogênicos.

O correto é usar o fertilizante de acordo com análises prévias de solo e/ou foliar, além de consultar o rótulo de seu fabricante. O uso de fertilizante mineral é indicado para todas as culturas de acordo com suas necessidades.

Como se dá o processo de produção de fertilizantes?

Atualmente, temos 3 tipos que se destacam entre os fertilizantes minerais, são os fosfatados, nitrogenados e potássicos.

Os fosfatados possuem como matéria-prima o enxofre e a rocha fosfática, que é extraída por mineração e tratada com ácido sulfúrico para formar o fertilizante.

Os nitrogenados possuem o nitrogênio como principal componente. Sua fabricação se dá pela amônia anidra.

E os potássicos são fertilizantes obtidos através de minerais como a silvita e carnalita, que apresentam alto teor de potássio. O processo de obtenção desse fertilizante não requer ácidos fortes ou tratamento com calor, por isso, sua produção é mais em conta.

É importante que seja escolhido o tipo de fertilizante mineral adequado para sua safra, de acordo com a demanda de sua plantação.

Não se deixe influenciar meramente pelo preço de cada tipo de fertilizante. Afinal, essa é uma tentativa de economizar que pode custar mais caro que parece.

Uma vez que, o uso inadequado de fertilizantes fará com que sua plantação não atinja o objetivo desejado.

Os fertilizantes minerais são essenciais para a produtividade

Atualmente, o Brasil é um país que a cada ano bate recordes de produção no campo. E isso não seria possível sem o uso de fertilizantes minerais.

Usar fertilizantes de boa procedência como os oferecidos na Biosul, é fundamental para que a produtividade seja positivamente impactada pelos resultados do fertilizante.

Afinal, quando a planta está bem nutrida, é natural que seus resultados sejam melhores. O que permite que, utilizando a mesma área de cultivo, seja possível obter mais produtividade que nas últimas safras.

Os fertilizantes minerais quando são utilizados de forma contextualizada, de acordo com a real necessidade da planta, conseguem aumentar potencialmente seus resultados a cada safra.

Por isso, o ideal é sempre utilizar fertilizantes de boa qualidade e que sejam compatíveis com a necessidade de cada safra.

O uso consciente é responsável por gerar economia nos custos da safra, além de ser útil para trazer reais benefícios para a plantação.

O ideal é que exista um acompanhamento especializado para a obtenção de resultados com o uso de fertilizantes minerais.

Quais são os desafios ambientais da utilização de fertilizantes?

Utilizar fertilizantes minerais ou de outro tipo, requer consciência e entendimento sobre os aspectos ambientais envolvidos nesse uso.

Afinal, todo o processo de produção dos fertilizantes e também de uso desses produtos no solo requer cuidados.

Com o objetivo de respeitar as Leis vigentes no país. Bem como, reduzir os danos causados pelos produtos químicos ao meio ambiente.

O ideal é que ocorra um uso consciente, sem desperdício e respeitando a necessidade de sua safra. De modo que, esse uso consciente seja útil para reduzir os danos ambientais da produção e utilização de fertilizantes.

Uma vez que, todo o processo de produção de fertilizantes desencadeia em resíduos e impactos ambientais.

Por isso, o uso consciente é importante para evitar desperdício. Além disso, o uso de fertilizantes de procedência confiável é interessante por haver um cuidado na produção de seu fertilizante.

As empresas sérias que trabalham com esse tipo de insumo agrícola respeitam as Leis com o objetivo de reduzir os impactos ambientais causados pela produção desses fertilizantes.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces