você está em: Inicial | Canal Agro | Preparativos para as culturas do 2º semestre do ano

maio 2021 Conteúdo Técnico

Preparativos para as culturas do 2º semestre do ano

Desde o preparo do solo até a escolha da época de plantio, é muito importante adequar os preparativos para as culturas do 2º semestre do ano. Somente assim, é possível ter uma safra com boa performance, aproveitando ao máximo a condição de clima local.

Preparativos entre as safras

Cada região brasileira, deve respeitar seu próprio calendário agrícola, visando que o produtor possa obter o melhor resultado possível em cada safra.

Ao encerrar o período de colheita do primeiro semestre, é fundamental analisar o solo e identificar a necessidade de correções. De modo que, seja possível mantê-lo saudável, em plena capacidade de oferecer o melhor desempenho para a próxima safra de outros alimentos.

Além disso, é interessante ter cultivos diferentes de acordo com o semestre, visando manter o solo mais saudável para cada uma das safras.

Esse tipo de preparativo, é um investimento importante para manter a capacidade produtiva em todas as safras.

Garantindo que o período de transição entre o primeiro semestre do ano e o segundo, seja realizado da melhor forma possível, para que cada um dos cultivos tenha a sua melhor performance.

O que será importante para que a safra seja lucrativa e todos os custos possam ser cobertos. É fundamental planejar cada uma de suas safras de acordo com a condição climática, respeitando também a condição de seu solo e o espaço disponível para o cultivo.

Fazer uma análise mais detalhada de seu solo, conhecer as condições de plantação e o clima local, são aspectos muito importantes para todo produtor.

O uso de novas tecnologias também permite que os preparativos para as culturas do 2° semestre do ano sejam intensificados, sem que isso resulte em altos custos para a safra em questão.

É importante respeitar o calendário produtivo da sua região

O Brasil é um país de dimensões continentais. Por isso, é muito pertinente que o produtor conheça as características de sua região em específico.

No Norte do país, o guaraná pode ser plantado no primeiro semestre enquanto a mandioca fica para o segundo semestre.

Já no Sul, o plantio de aveia deve ser feito em abril enquanto o plantio de feijão deve ser realizado em agosto.
Respeitar esse calendário de cultivo de acordo com o período do ano, se reflete diretamente na performance da safra obtida.

Uma vez que, o cultivo estará respeitando as características climáticas da região, o que ajuda a melhorar a performance de sua safra.

Culturas do 2º semestre do ano e o mercado consumidor

Um aspecto relevante a ser apontado, é que as culturas do segundo semestre devem ser muito bem aceitas pelo mercado consumidor.

Uma vez que, a expectativa é que o mercado se reaqueça ao longo do segundo semestre, tanto o mercado interno quanto o internacional.

Essa expectativa é gerada pela aceleração do combate à pandemia, fazendo com que o Brasil e demais países possam voltar a restabelecer suas economias, gerando emprego e renda.

O que naturalmente aumenta o consumo de alimentos no mercado interno, bem como para exportação.

Portanto, os agricultores que estão se preparando com o objetivo de bater novos recordes de produção, podem manter a expectativa de lucro em alta. Tendo em vista que, a projeção é de um mercado com capacidade de absorver essa produção agrícola.

É interessante fazer um bom planejamento das culturas de 2º semestre

Ao planejar antecipadamente as culturas do segundo semestre, o produtor consegue se organizar melhor para a nova safra.

Podendo planejar as técnicas de irrigação e aplicação de fertilizantes, para evitar perdas e também para potencializar os resultados.

É possível ter uma safra mais eficiente quando o planejamento daquilo que será plantado é feito da maneira adequada, no período correto.

Tendo em vista que, um planejamento antecipado permite a compra dos melhores insumos, com preços mais acessíveis e na quantidade adequada para a safra em questão.

Portanto, todo produtor deve conhecer o calendário de culturas da sua região, usando essas informações da melhor maneira possível, para obter uma boa safra nos dois semestres do ano.

Garantindo assim, maior lucratividade e competitividade para sua produção. O que repercute em bons lucros em todas as safras.

Aproveite a entressafra como um período de planejamento e organização e conte com os insumos Biosul durante o ano todo.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces