você está em: Inicial | Canal Agro | Novas gerações no agronegócio: o futuro da área

março 2020 Geral

Novas gerações no agronegócio: o futuro da área

Quais são as expectativas das novas gerações no agronegócio? A tecnologia tem mudado muito esse cenário para melhor. Mas como será o futuro na área?

No passado não muito distante, o movimento de jovens saindo do campo em direção à cidade era natural, uma vez que era motivado pela busca de uma vida melhor.

No entanto, a chegada de novas tecnologias e a importância do setor agro para a economia brasileira são fatores que têm mudado essa história.

Atualmente, é comum ver os jovens se especializando para voltarem para as propriedades de suas famílias e conseguirem fazer a diferença na agricultura.

O desafio de atrair os jovens para o agronegócio

A sucessão familiar no agronegócio continua sendo um desafio. No entanto, com o avanço da tecnologia no setor é natural que os jovens sejam atraídos pelos empregos com salários altos.

De fato, a tecnologia vem mudando o cenário no campo e trazendo, inclusive, mais mulheres para o setor. Atualmente, já é possível encontrar tratores automatizados, operados com GPS e que possuem ar condicionado para o trabalho no campo.

Todo esse avanço faz com que seja preciso estudar para começar a operar esses equipamentos. E com isso, a nova geração de jovens acaba voltando para o campo, a fim de trabalhar em postos que requerem os conhecimentos que foram adquiridos nas cidades.

Novas gerações no agronegócio e a capacidade de contratação do setor

Em tempos de crise econômica em que muitas empresas fecharam e geraram desemprego nas cidades, o agronegócio brasileiro continuou crescendo.

O mundo possui grande demanda para a produção de alimentos e o Brasil é um destaque mundial em seu potencial produtivo.

O que faz com que as novas gerações, cada vez mais preparadas, consigam assumir os negócios familiares, de forma que mantenham o agronegócio regional e brasileiro em liderança de mercado.

A aplicação dos conhecimentos obtidos por essa geração, os fazem tomar conta de suas propriedades e garantir empregos com altos salários no campo, essas são algumas das formas de manter o agronegócio renovado e com possibilidade de expansão.

E a boa notícia é que o agronegócio brasileiro está sempre expandindo, em outras palavras, o cenário é favorável para quem deseja se especializar para trabalhar nesse setor, uma vez que a busca por alimentos é contínua, não só para a venda interna no país como também para a exportação.

Essa demanda move o setor em busca de novos recordes de safras e melhorias nas tecnologias para o aumento da produtividade. Dois fatores que são positivos para o novo profissional do ramo.

Tanto por dominar os conhecimentos necessários para operar as tecnologias do campo, quanto por se beneficiar de um setor que possui possibilidades para profissionais qualificados.

É um cenário de revolução tecnológica

A tecnologia se disseminou em diversos ramos de mercado, e isso verdadeiramente revolucionou o ramo do agronegócio, que seguia muito ligado às raízes da profissão. Bom, mas isso já constatamos, por exemplo.

A projeção para os próximos anos é de que haja um grande impacto, não apenas na disseminação da tecnologia no meio rural, mas no acesso à educação, a manutenção dos espaços e o acesso à informação, que cada vez mais fará a profissão passar por grandes saltos. 

Com os avanços da tecnologia, poderemos ter acesso a novas possibilidades de produção de alimentos, garantindo a otimização dos recursos naturais e diminuindo o impacto do setor no meio ambiente, por exemplo.

Desta forma, é notável que vivemos em um cenário de constantes evoluções, o novo profissional poderá usar o que há de melhor em produtos e tecnologia para tornar o Brasil um país cada vez mais produtivo, unindo seus conhecimentos técnicos ao saber prático de seus pais, que fizeram o Brasil ser um dos líderes do setor agropecuário a nível mundial.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces