você está em: Inicial | Canal Agro | Modernize sua propriedade: 9 dicas para inovar nos negócios

setembro 2021 Geral

Modernize sua propriedade: 9 dicas para inovar nos negócios

Observa-se que o mercado da pequena agricultura familiar e do agronegócio familiar vem ganhando cada vez mais espaço com os consumidores.

Neste cenário, investir em tecnologia capaz de modernizar os processos produtivos é essencial para aproveitar novas oportunidades mas, para tanto, é preciso realizar um bom planejamento, que busque analisar todo o potencial da propriedade, os pontos fortes e fracos da gestão, identificar erros e procurar alternativas para eliminá-los, sempre com foco nas áreas que apresentam maior possibilidade de crescimento.

A partir de um planejamento geral e minucioso, será possível realizar um diagnóstico que permitirá encontrar as áreas passíveis de melhorias e inovações.  Neste sentido, preparamos este artigo com 9 dicas que podem te ajudar neste processo e incentivá-lo a investir na modernização da propriedade, a fim de aumentar a produtividade e, consequentemente, a lucratividade do seu negócio. Confira:

1.  A UNIÃO FAZ A FORÇA

Você já pensou na possibilidade de se associar com outros agricultores? Isso mesmo, integrar uma cooperativa ou uma associação pode contribuir com mais oportunidades para o crescimento do negócio, tal como maior oferta de crédito e novas parcerias, além de uma maior oferta de cursos profissionalizantes, tudo isso contribui para facilitar o acesso à tecnologia, coisa que se torna mais difícil quando o produtor está sozinho nesta empreitada.
 
2.  PROCURE CAPACITAÇÃO

Buscar pelas melhores técnicas agrícolas para sua propriedade também demanda investir em conhecimento. Por isso, o treinamento de toda a sua equipe se faz tão necessário, pois contribui para aumentar a sustentabilidade da propriedade, a qualidade dos produtos e, consequentemente, aumenta também a rentabilidade da unidade produtiva. Atualmente há muitas possibilidades de cursos que podem ajudar sua equipe, eles podem ser presenciais ou até mesmo online.

3.  INVISTA NA PRODUTIVIDADE

A busca pelo aumento de produtividade envolve diversos fatores, e um dos principais deles é a tecnologia empregada na produção.

Assim, investir em maquinário é imprescindível, esse maquinário pode ser tanto para o plantio, quanto para colheita, mas também para agilizar e deixar mais eficiente a gestão da propriedade.

4.  GERENCIAMENTO DA PROPRIEDADE

E por falar em gestão, é bom saber que esse é ponto de extrema importância, afinal, a administração da logística, a organização financeira, os processos de vendas, o pagamento de impostos, entre outros são fundamentais para a lucratividade do negócio e por isso devem receber grande atenção.

Deste modo, investir em gestão profissional vai ajudar a transformar o trabalho no campo em um negócio rentável, aumentando a produtividade, eliminando gastos desnecessários e realizando melhorias nos processos produtivos e de controle. 

5.  SOFTWARES DE GESTÃO

Para contribuir com a administração da propriedade, hoje encontramos no mercado diversos softwares de gestão que estão disponíveis para todos os tipos e tamanhos de propriedades rurais.

Você pode realizar pesquisas e estudar sobre quais softwares se enquadram melhor para o seu tipo de negócio, eles podem ajudar desde a gestão financeira até a gestão de insumos, das vendas e outros.

6.  SENSORES

Os recursos como sensores têm facilitado o trabalho no campo, essa tecnologia permite que a plantação seja monitorada em tempo real, indicando, por exemplo, a necessidade de água e sais minerais das plantas, assim o produtor consegue melhorar sua produtividade, a qualidade de seus produtos e, consequentemente, reduzir perdas.

Há diversos tipos de sensores atualmente no mercado, eles podem detectar doenças, pragas e contaminações, entre outros, e contribuem para a construção de indicadores de desempenho e performance da lavoura.

7.  GPS AGRÍCOLA

Com a utilização do GPS Agrícola o agricultor consegue monitorar a plantação de maneira bastante eficiente, e por isso este recurso já é amplamente utilizado na agricultura.

Através dele é possível obter a localização exata de amostras de solo; controlar a navegação de máquinas e equipamentos, e realizar coleta e análise dos dados da lavoura, entre outros.

8.  DRONES

Até aqui já pudemos perceber o quanto a tecnologia vem contribuindo para o aumento da produtividade na agricultura, e neste sentido, o uso de drones não deixa de estar presente também no campo.

Com baixo investimento, é possível obter esta tecnologia e se beneficiar de suas vantagens, como por exemplo, a captação de imagens aéreas que vão ajudar no monitoramento das plantações.

9.  ROBÓTICA

Pois é, os robôs chegaram, são uma realidade, e estão até mesmo no campo. Eles podem suprir a necessidade de mão de obra e ajudar na colheita, na poda, na aragem, na irrigação, e uma infinidades de outras tarefas.

Um exemplo é o Mirã 2, desenvolvido pela Embrapa Instrumentação, com o uso de inteligência artificial este robô consegue distinguir ervas daninhas das plantas e se movimentar sozinho entre as fileiras das plantações. Há outros exemplos, e a tendência é de que a robótica ocupe cada vez mais lugar no campo.

E aí, o que você achou das nossas dicas? Gostou? Agora é hora de começar a pensar em modernizar a sua propriedade, buscando maior produtividade através do uso de novos tecnologias disponíveis no mercado e investindo em profissionalização.

Leia também

outubro 2021 Dicas para melhorar o manejo de boro nas plantas

Buscar pelo aumento da produtividade agrícola, envolve a adubação com micronutrientes que são exigidos pelas plantas em ...

outubro 2021 A importância da Quebra de Dormência

As plantas, na maioria das espécies, dependem das sementes para se espalharem, se disseminarem. No entanto, para que possam emergir, as ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces