você está em: Inicial | Canal Agro | Modernize sua propriedade: 9 dicas para inovar nos negócios

setembro 2021 Geral

Modernize sua propriedade: 9 dicas para inovar nos negócios

Observa-se que o mercado da pequena agricultura familiar e do agronegócio familiar vem ganhando cada vez mais espaço com os consumidores.

Neste cenário, investir em tecnologia capaz de modernizar os processos produtivos é essencial para aproveitar novas oportunidades mas, para tanto, é preciso realizar um bom planejamento, que busque analisar todo o potencial da propriedade, os pontos fortes e fracos da gestão, identificar erros e procurar alternativas para eliminá-los, sempre com foco nas áreas que apresentam maior possibilidade de crescimento.

A partir de um planejamento geral e minucioso, será possível realizar um diagnóstico que permitirá encontrar as áreas passíveis de melhorias e inovações.  Neste sentido, preparamos este artigo com 9 dicas que podem te ajudar neste processo e incentivá-lo a investir na modernização da propriedade, a fim de aumentar a produtividade e, consequentemente, a lucratividade do seu negócio. Confira:

1.  A UNIÃO FAZ A FORÇA

Você já pensou na possibilidade de se associar com outros agricultores? Isso mesmo, integrar uma cooperativa ou uma associação pode contribuir com mais oportunidades para o crescimento do negócio, tal como maior oferta de crédito e novas parcerias, além de uma maior oferta de cursos profissionalizantes, tudo isso contribui para facilitar o acesso à tecnologia, coisa que se torna mais difícil quando o produtor está sozinho nesta empreitada.
 
2.  PROCURE CAPACITAÇÃO

Buscar pelas melhores técnicas agrícolas para sua propriedade também demanda investir em conhecimento. Por isso, o treinamento de toda a sua equipe se faz tão necessário, pois contribui para aumentar a sustentabilidade da propriedade, a qualidade dos produtos e, consequentemente, aumenta também a rentabilidade da unidade produtiva. Atualmente há muitas possibilidades de cursos que podem ajudar sua equipe, eles podem ser presenciais ou até mesmo online.

3.  INVISTA NA PRODUTIVIDADE

A busca pelo aumento de produtividade envolve diversos fatores, e um dos principais deles é a tecnologia empregada na produção.

Assim, investir em maquinário é imprescindível, esse maquinário pode ser tanto para o plantio, quanto para colheita, mas também para agilizar e deixar mais eficiente a gestão da propriedade.

4.  GERENCIAMENTO DA PROPRIEDADE

E por falar em gestão, é bom saber que esse é ponto de extrema importância, afinal, a administração da logística, a organização financeira, os processos de vendas, o pagamento de impostos, entre outros são fundamentais para a lucratividade do negócio e por isso devem receber grande atenção.

Deste modo, investir em gestão profissional vai ajudar a transformar o trabalho no campo em um negócio rentável, aumentando a produtividade, eliminando gastos desnecessários e realizando melhorias nos processos produtivos e de controle. 

5.  SOFTWARES DE GESTÃO

Para contribuir com a administração da propriedade, hoje encontramos no mercado diversos softwares de gestão que estão disponíveis para todos os tipos e tamanhos de propriedades rurais.

Você pode realizar pesquisas e estudar sobre quais softwares se enquadram melhor para o seu tipo de negócio, eles podem ajudar desde a gestão financeira até a gestão de insumos, das vendas e outros.

6.  SENSORES

Os recursos como sensores têm facilitado o trabalho no campo, essa tecnologia permite que a plantação seja monitorada em tempo real, indicando, por exemplo, a necessidade de água e sais minerais das plantas, assim o produtor consegue melhorar sua produtividade, a qualidade de seus produtos e, consequentemente, reduzir perdas.

Há diversos tipos de sensores atualmente no mercado, eles podem detectar doenças, pragas e contaminações, entre outros, e contribuem para a construção de indicadores de desempenho e performance da lavoura.

7.  GPS AGRÍCOLA

Com a utilização do GPS Agrícola o agricultor consegue monitorar a plantação de maneira bastante eficiente, e por isso este recurso já é amplamente utilizado na agricultura.

Através dele é possível obter a localização exata de amostras de solo; controlar a navegação de máquinas e equipamentos, e realizar coleta e análise dos dados da lavoura, entre outros.

8.  DRONES

Até aqui já pudemos perceber o quanto a tecnologia vem contribuindo para o aumento da produtividade na agricultura, e neste sentido, o uso de drones não deixa de estar presente também no campo.

Com baixo investimento, é possível obter esta tecnologia e se beneficiar de suas vantagens, como por exemplo, a captação de imagens aéreas que vão ajudar no monitoramento das plantações.

9.  ROBÓTICA

Pois é, os robôs chegaram, são uma realidade, e estão até mesmo no campo. Eles podem suprir a necessidade de mão de obra e ajudar na colheita, na poda, na aragem, na irrigação, e uma infinidades de outras tarefas.

Um exemplo é o Mirã 2, desenvolvido pela Embrapa Instrumentação, com o uso de inteligência artificial este robô consegue distinguir ervas daninhas das plantas e se movimentar sozinho entre as fileiras das plantações. Há outros exemplos, e a tendência é de que a robótica ocupe cada vez mais lugar no campo.

E aí, o que você achou das nossas dicas? Gostou? Agora é hora de começar a pensar em modernizar a sua propriedade, buscando maior produtividade através do uso de novos tecnologias disponíveis no mercado e investindo em profissionalização.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces