você está em: Inicial | Canal Agro | Milho: o rendimento produtivo do grão seguirá em alta?

abril 2020 Resultado de Campo

Milho: o rendimento produtivo do grão seguirá em alta?

Em 2019 a produção de milho teve ótimo desempenho. Contribuindo para que muitos produtores continuassem investindo no cultivo visando os ótimos rendimentos produtivos.

Enquanto a área plantada aumentou 5% a produção de milho disparou 18%. Dados apontados pela Conab, registrando uma safra muito satisfatória de milho no ano de 2019.

E mediante tal cenário, o que se espera da safra de 2020 em produção, da participação brasileira na exportação de milho e consequentemente na lucratividade do campo?

Se olharmos somente para o cenário estatístico da safra anterior, o esperado são ótimos resultados. Porém, estamos passando por um momento que pode influenciar todos os setores que movimentam a economia do mundo inteiro, e o agronegócio não está fora disso.

Milho: o cenário para a exportação continuará positivo após a Pandemia do Coronavírus?
 
Se tratando da safra de 2018/2019, essa estabeleceu um recorde na exportação de milho, com 37 milhões de toneladas exportadas, um aumento de quase 50% quando comparado à temporada anterior.

Antes de todo esse caos no qual estamos vivendo, a previsão era de que na safra de 2020 a exportação alcançasse somente 34 milhões de toneladas. Sendo uma diminuição de 8% em relação à safra recordista, mas esse não é um número para ser visto com pesar.

O que justificaria essa queda na exportação, mas sem agregar perda de valor ao milho ou diminuir a perspectiva de um cenário muito positivo para o agricultor.

Resultados do primeiro levantamento da safra 2020
 
Os primeiros resultados de levantamentos da safra 2019/2020 já indicam bons números para os produtores rurais. 

Esse aumento da produtividade se dá por vários motivos, não só o uso de insumos de altíssima qualidade como os fornecidos pela Biosul, como também plantações mais preocupadas com a manutenção de um solo saudável.

Sendo grande parte da plantação de milho no país feita após a safra de soja. A rotação dos cultivos é uma boa maneira de tornar o solo mais saudável e a plantação é a principal beneficiada.

Gerando aumentos recordes de produção sem que necessariamente a área cultivada ao longo do país tenha que aumentar tanto.

Além disso, as sementes de boa qualidade impactam também positivamente nos melhores resultados que as safras brasileiras apresentam ao longo dos últimos anos.

Relação de oferta e demanda estabelece bons preços para o produtor
 
Outra boa notícia é que mesmo com uma safra crescente, a demanda por milho continua alta o que torna a relação entre oferta e demanda bastante apertada.

Cenário que favorece um preço firme e que é muito positivo para o agricultor. O excelente fluxo de exportações que se estabeleceu no início do ano foi responsável por escoar parte da oferta de milho.

No entanto, é sempre bom lembrar que o mercado apresenta algumas variações tendo sido impactado recentemente pela pandemia de Coronavírus.

Isso afetou todos os principais compradores de milho, o que pode ser ruim para a exportação no país, assim como pode impactar diretamente o consumo interno, tendo em vista que é prevista uma crise econômica após o país superar o covid-19.

Por ser um grão muito utilizado em diferentes economias, mesmo que ocorra queda de preço da saca, é esperado que toda a safra seja escoada, sem grandes prejuízos aos agricultores, mesmo com o cenário de economias mundiais estremecidas por conta da pandemia.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces