você está em: Inicial | Canal Agro | Irrigação por gotejamento, ferramenta para uso consciente e sustentável da água frente a crise hídrica

fevereiro 2022 Notícia do Segmento

Irrigação por gotejamento, ferramenta para uso consciente e sustentável da água frente a crise hídrica

Desde 2020, o Brasil enfrenta uma crise hídrica severa, com casos de estiagem em quase todas as regiões. As chuvas não tem aparecido muito e isso tem prejudicado lavouras em todos os locais, especialmente no sul. Com isso, é bom pensar em alternativas sustentáveis. A irrigação por gotejamento durante a crise hídrica pode ajudar nisso.

Este é um modelo recente se comparado a outros e pode ser uma forma de economizar água, sem perder os produtos da lavoura. Como observado, isso é ainda mais importante num momento de crise hídrica, onde qualquer ferramenta para contornar a situação ajuda.

Porém, é necessário entender as características da irrigação por gotejamento. Como ela funciona? Quais as culturas que podem usufruir dela?
Além disso, entender a estiagem também é algo primordial, se quisermos sair da situação da melhor forma.

Saiba mais sobre a estiagem

A crise hídrica no Brasil já está presente desde 2020. Apesar disso, o fenômeno tem afetado as regiões de formas diferentes, sendo o sul uma das áreas mais atingidas. Em 2021, por exemplo, lavouras de milho, soja, feijão e arroz foram afetadas, assim como a produção de carne bovina e de frango.

As chuvas têm sido inconstantes especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e os problemas climáticos só aumentam, devido ao fenômeno La Niña, que provoca estiagem no sul. É claro que existiram momentos com bons índices pluviométricos, mas nunca constantes o suficiente para restabelecer a situação de volta à normalidade.

Apesar da seriedade do quadro, não existe algo efetivo que possa ser feito. Apesar disso, os agricultores podem adotar atividades nas suas produções com a capacidade de minimizar os efeitos da seca. Possuir cisternas, poços e barragens subterrâneas são algumas das soluções.

Mas uma delas ajuda ainda mais diretamente na lavoura: a irrigação por gotejamento.

O que é irrigação por gotejamento?

Essa prática distribui água e nutrientes por meio de pequenos tubos em locais pré-definidos. Para isso, um projeto é desenvolvido, com base no tipo de solo, topografia e as culturas produzidas na lavoura.

A partir disso os tubos são instalados e começam a irrigar de forma direta, sem tantos desperdícios. Isso ocorre devido ao fato da irrigação por gotejamento atingir diretamente a raiz da planta por meio de gotas.

Dessa forma, a água não alcança outras partes, como caule e folhas, evitando a proliferação de doenças. Nela, tudo é bem calculado, pois a quantidade de água e fertilizantes é definida previamente. Com isso, evita-se o uso desenfreado de água.

Outro benefício é a alta redução de mão de obra e de maquinário. Apesar disso, é um sistema de alta eficiência, então será preciso contratar mão de obra qualificada para usufruir o máximo possível. A partir disso, você terá um aumento de produtividade e mais rentabilidade.

Onde posso utilizar a irrigação por gotejamento?

Esta prática é utilizada em muitas culturas. Entre elas, podemos destacar:

·         Algodão;
·         Cereais;
·         Cana-de-açúcar;
·         Frutas;
·         Flores;
·         Hortaliças;
·         Vinhedos.

Benefícios para o meio ambiente

Com isso, é possível perceber que para a lavoura a irrigação por gotejamento faz muita diferença. Potencializa a produção, minimiza a mão de obra barata, maquinário e traz mais rentabilidade. Porém, existem vantagens de utilizar esta ferramenta também para o meio ambiente.

Pense no seguinte: um sistema capaz de diminuir o uso de água, sem prejudicar a produção das culturas. Isso não parece com algo que vai ajudar a reduzir o uso de água? Por isso este tipo de irrigação pode ajudar tanto: é uma forma econômica e eficiente de garantir alimentos bem conservados, sem desperdiçar recursos hídricos.

Entre na onda da irrigação por gotejamento

As mudanças climáticas estão afetando as produções do campo e encontrar alternativas para racionalizar os recursos hídricos sempre é bem-vindo. A irrigação por gotejamento é um sistema bem estabelecido e testado, além de ser plenamente capaz de ser instalado sem grandes problemas.

Seja de forma superficial ou subterrânea, utilizar a ferramenta pode ser importantíssimo na luta contra a crise hídrica e pela regularidade na oferta de alimentos. Meio ambiente e produção agrícola devem andar juntos. Assim, conseguiremos derrotar a seca.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces