você está em: Inicial | Canal Agro | Fatores que influenciam na produtividade

julho 2020 Conteúdo Técnico

Fatores que influenciam na produtividade

Quando falamos de características quantitativas em sistemas biológicos, como por exemplo, número de vagens e/ou de grãos em sementes (característica muito desejada por produtores de soja), apenas o material genético não confere esta característica, ou seja, comprar a semente de maior potencial genético produtivo(geralmente de alto custo) pode não refletir a campo a produtividade desejada.

Mas por que isto acontece? Pois estas características dependem de uma série de fatores que vão além dos genes, sendo eles:

Nutricionais: por exemplo, uma semente híbrida de milho de alto valor comercial, se inserida em um ambiente com baixa disponibilidade de algum nutriente, a produção no final não irá ocorrer da maneira desejada. Vale lembrar que o excesso de calagem pode fazer com que ocorra a indisponibilidade de alguns micronutrientes, os quais são essenciais cofatores enzimáticos em reações metabólicas voltadas tanto para a produtividade quanto para os sistemas de defesa vegetal.

Ambientais: Se uma linhagem produtiva for submetida a algum tipo de estresse ambiental, pode diminuir consideravelmente a produtividade, isto acontece porque os genes que conferem o aumento no número de vagens e grãos, por exemplo, geralmente, não são os mesmos que conferem adaptabilidade e resistência às plantas.
 
Por isso, é importante o agricultor conhecer as características climáticas da região, bem como monitorar a disponibilidade de nutrientes durante o ciclo da cultura para conseguir obter o máximo de potencial produtivo no seu cultivo de produção agrícola.

A Biosul Fertilizantes possui em seu portfólio diversas formulações, com variadas concentrações de macro e micronutrientes, além de compostos bioestimulantes, aminoácidos e indutores de resistência, que potencializam a capacidade produtiva e adaptativa das culturas.

Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para o seu cultivo.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces