você está em: Inicial | Canal Agro | EXTRATO DE ALGA COMO BIOESTIMULANTE FAVORECE AGRICULTURA

novembro 2015 Geral

EXTRATO DE ALGA COMO BIOESTIMULANTE FAVORECE AGRICULTURA

Bioestimulantes agrícolas incluem uma série de compostos e substâncias que quando aplicados diretamente nas plantas ou no solo melhoram os processos fisiológicos das plantas tornando-os mais eficientes. Estes produtos agem  através de diferentes rotas metabólicas melhorando o vigor, a sanidade das plantas e reduzindo os danos causados pelos fatores de estresse, que limitam a produtividade.

 

Um dos Bioestimulantes naturais mais conhecidos e utilizados são os extratos de algumas espécies de algas marinhas, em especial a alga A.nodosum, que se destaca dentre as espécies comumente empregadas para esta finalidade.

 

 Seu extrato possui hormônios, proteínas e outros compostos que podem melhorar o desempenho vegetal por intermédio de alterações fisiológicas, bioquímicas e da expressão de genes nas plantas.

 

 

Resultados

Em todos os experimentos, o extrato de A. nodosum influenciou o desenvolvimento e a produtividade vegetal. A imersão de sementes de feijão em solução contendo extrato de alga aumentou o número de plântulas com potencial de estabelecimento em campo.

Já em tratamento de sementes de soja, em conjunto com a irrigação do solo com Reference contendo extrato da alga, resultou em um maior crescimento radicular em plântulas (aumento aproximado maior que 35%), o que pode ajudar no estabelecimento em campo. Além disso, o tratamento ainda incrementou a massa seca dos grãos (cerca de 26%).

Na cultura de milho, foi observado um aumento maior que 40% no crescimento radicular e de 50% no número de grãos. Com o trigo, a irrigação do solo com o extrato da alga promoveu o desenvolvimento vegetal, aumentando o comprimento e a biomassa seca das plantas, além de aumentar em 13% o número de espigas por planta.

O uso de extrato de algas tem potencial de utilização como uma alternativa ecologicamente correta ao uso de estimulantes na agricultura.

 

      REFERENCE (Extrato de algas e aminoácidos) contém extratos vegetais, que também são fontes de fitohormônios naturais, vitaminas,diterpenos e antibióticos naturais.

 

     FONTE: Universidade de São Paulo Brasil.

Leia também

agosto 2020 Por que ter um parceiro no Agronegócio?

Sobreviver dentro de um segmento com concorrência acirrada requer boas parcerias. Por isso, você já se perguntou quais poderiam ...

agosto 2020 Quais são as principais pragas da Citricultura?

A citricultura requer alguns cuidados especiais, principalmente no tocante ao controle de pragas nesse tipo de cultivo. Entendendo a ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces