você está em: Inicial | Canal Agro | EXTRATO DE ALGA COMO BIOESTIMULANTE FAVORECE AGRICULTURA

novembro 2015 Geral

EXTRATO DE ALGA COMO BIOESTIMULANTE FAVORECE AGRICULTURA

Bioestimulantes agrícolas incluem uma série de compostos e substâncias que quando aplicados diretamente nas plantas ou no solo melhoram os processos fisiológicos das plantas tornando-os mais eficientes. Estes produtos agem  através de diferentes rotas metabólicas melhorando o vigor, a sanidade das plantas e reduzindo os danos causados pelos fatores de estresse, que limitam a produtividade.

 

Um dos Bioestimulantes naturais mais conhecidos e utilizados são os extratos de algumas espécies de algas marinhas, em especial a alga A.nodosum, que se destaca dentre as espécies comumente empregadas para esta finalidade.

 

 Seu extrato possui hormônios, proteínas e outros compostos que podem melhorar o desempenho vegetal por intermédio de alterações fisiológicas, bioquímicas e da expressão de genes nas plantas.

 

 

Resultados

Em todos os experimentos, o extrato de A. nodosum influenciou o desenvolvimento e a produtividade vegetal. A imersão de sementes de feijão em solução contendo extrato de alga aumentou o número de plântulas com potencial de estabelecimento em campo.

Já em tratamento de sementes de soja, em conjunto com a irrigação do solo com Reference contendo extrato da alga, resultou em um maior crescimento radicular em plântulas (aumento aproximado maior que 35%), o que pode ajudar no estabelecimento em campo. Além disso, o tratamento ainda incrementou a massa seca dos grãos (cerca de 26%).

Na cultura de milho, foi observado um aumento maior que 40% no crescimento radicular e de 50% no número de grãos. Com o trigo, a irrigação do solo com o extrato da alga promoveu o desenvolvimento vegetal, aumentando o comprimento e a biomassa seca das plantas, além de aumentar em 13% o número de espigas por planta.

O uso de extrato de algas tem potencial de utilização como uma alternativa ecologicamente correta ao uso de estimulantes na agricultura.

 

      REFERENCE (Extrato de algas e aminoácidos) contém extratos vegetais, que também são fontes de fitohormônios naturais, vitaminas,diterpenos e antibióticos naturais.

 

     FONTE: Universidade de São Paulo Brasil.

Leia também

abril 2019 CONSEQUÊNCIAS DO EXCESSO DE CHUVAS NA INTERAÇÃO PLANTA-SOLO

O excesso de chuvas causa grandes estragos nos cultivos de produção agrícola.   No solo, inúmeros danos ocorrem, ...

março 2019 A IMPORTÂNCIA DO ZINCO NO DESENVOLVIMENTO VEGETAL

O Zinco é um dos micronutrientes mais atuantes na fisiologia vegetal.  Este elemento está presente em diversas rotas ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces