você está em: Inicial | Canal Agro | CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS DE CRESCIMENTO - CITOCININAS

fevereiro 2019 Conteúdo Técnico

CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS DE CRESCIMENTO - CITOCININAS

Conhecendo os fitohormônios de crescimento – Citocininas

O crescimento e desenvolvimento vegetal são restritamente controlados pelos fitohormônios de crescimento. Dentre eles, as citocininas desencadeiam diversos mecanismos importantes ao desenvolvimento vegetal. Elas atuam estimulando a divisão e diferenciação celular das brotações axilares da parte aérea, também atrasam a degradação dos cloroplastos (senescência foliar), com isso, as plantas tem maior período fotossintético ativo. Além disso, outras importantes funções atribuidas a este fito-hormônio são descritas na literatura, como atuação no desenvolvimento dos nódulos radiculares em leguminosas, absorção e movimentação intracelular de nutrientes e desenvolvimento floral em algumas espécies.

As Citocininas são formadas dentro da planta pela junção dos compostos isopentenil e a base nitrogenada adenina, oriunda do cofator energético ATP. A sua formação pode ser dar por dois diferentes caminhos, denominados de rotas metabólicas MetilEritrol-Fosfato e Mevalonato, resultando na formação de Trans-Zeatina e Cis-Zeatina (Citocininas naturais produzidas pela planta) respectivamente.

Após ser produzido, este fitohormônio liga-se em suas proteínas receptoras HISTIDINE KINASE (AHK2 e AH3), ou CYTOKININ RESPONSE1/AHK4, localizadas nas membranas plasmáticas que envolvem a célula. Estas proteínas contém o aminoácido Histidina na parte citosólica, que se ligará em grupos fosfato, permitindo assim, com que ocorram as respostas fisiológicas relacionadas a este fitohormônio que serão desencadeadas dentro do núcleo.

A Biosul Fertilizantes possui em seu portfólio, diversas formulações de macro e micronutrientes bem como aminoácidos e extrato de algas, potencializando a atividade hormonal nas plantas.

Consulte um representante Biosul e conheça a melhor solução para a sua cultura.

Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal

Leia também

janeiro 2023 Cana de açúcar no Brasil: um panorama de mercado e uso de adubação com ...

O Brasil é o maior produtor de cana de açúcar no mundo. Em 2022, nosso país foi responsável por 654,5 ...

janeiro 2023 Manejo integrado de pragas: a soma de hábitos que reduz custos e aumenta a ...

As pragas agrícolas (insetos e ácaros) são responsáveis por grandes perdas de produtividade anualmente. De acordo com a ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces