você está em: Inicial | Canal Agro | CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS DE CRESCIMENTO - CITOCININAS

fevereiro 2019 Conteúdo Técnico

CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS DE CRESCIMENTO - CITOCININAS

                                                                             Conhecendo os fitohormônios de crescimento – Citocininas

O crescimento e desenvolvimento vegetal são restritamente controlados pelos fitohormônios de crescimento. Dentre os fitohormônios de crescimento, as citocininas desencadeiam diversos mecanismos importantes ao desenvolvimento vegetal. Elas atuam no estímulo da divisão e diferenciação celular, bem como no aumento da brotação da parte aérea. Além disso, as citocininas atrasam a degradação dos cloroplastos (senescência foliar), com isso, as plantas tem maior período fotossintético ativo, aumentando a capacidade de formação de açúcares durante o ciclo de Calvin.

As Citocininas são formadas dentro da planta pela junção dos compostos isopentenil e a base nitrogenada adenina, oriunda do cofator energético ATP. A sua formação pode ser dar por dois diferentes caminhos, denominados de rotas metabólicas MetilEritrol-Fosfato e Mevalonato, resultando na formação de Trans-Zeatina e Cis-Zeatina (Citocininas naturais produzidas pela planta) respectivamente.

Após ser produzido, este hormônio liga-se em suas proteínas receptoras HISTIDINE KINASE (AHK2 e AH3), ou CYTOKININ RESPONSE1/AHK4, localizadas na membrana plasmática que envolve a célula, bem como no retículo endoplasmático, onde ocorre a síntese de proteínas. Estas proteínas contém o aminoácido Histidina na parte citosólica, que se ligará em grupos fosfato, permitindo assim, com que ocorram as respostas fisiológicas dentro do núcleo, relacionadas a este fitohormônio.

A Biosul Fertilizantes possui todos os macro e micronutrientes bem como aminoácidos, necessários para à atividade hormonal das citocininas.

Consulte um representante Biosul e conheça a melhor solução para a sua cultura.

Leia também

abril 2019 NUTRIÇÃO VEGETAL E SEU PAPEL NO CONTROLE DE BOTRYTIS CINEREA (PODRIDÃO ...

O fungo Botrytis Cinerea é um fungo necrotrófico que afeta mais de 200 espécies de plantas dentre leguminosas, gramíneas ...

abril 2019 CONSEQUÊNCIAS DO EXCESSO DE CHUVAS NA INTERAÇÃO PLANTA-SOLO

O excesso de chuvas causa grandes estragos nos cultivos de produção agrícola.   No solo, inúmeros danos ocorrem, ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces