você está em: Inicial | Canal Agro | CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS DE CRESCIMENTO - AUXINAS

fevereiro 2019 Conteúdo Técnico

CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS DE CRESCIMENTO - AUXINAS

                          Conhecendo os fitohormônios de crescimento – Auxinas

Para que ocorra o crescimento vegetal, as plantas utilizam fitohormônios, que são substâncias que atuam ligando-se em suas respectivas proteínas receptoras, desencadeando respostas internas relacionadas ao desenvolvimento vegetal. Dentre os fitohormônios vegetais, as auxinas destacam-se por atuarem em diversos processos fisiológicos importantes, ressaltando seu papel na divisão e no alongamento celular, aumento na produção das raízes laterais, bem como no estímulo na produção das gemas apicais (dominância apical).               
                   
A biossíntese deste fitohormônio é estimulada por genes da família YUC, sendo produzido principalmente pela rota metabólica denominada de ácido xiquímico, onde ocorre primeiramente a síntese do aminoácido triptofano pela enzima Triptofano Sintase, a qual contém o elemento Zinco como cofator em sua estrutura, logo em seguida, o triptofano é transformado enzimaticamente em Auxina. 

Após ser produzido, este fitohormônio liga-se no seu receptor transmembranar TIR1 (Transport Inhibitor Response), posteriormente em ABP1 (Auxin Binding Proteín 1) e por fim em ARFs (Auxin Response Factors), conferindo assim, as respostas fisiológicas deste fitohormônio. O receptor inicial das auxinas TIR1, contém o aminoácido tirosina onde grupos fosfato se ligam, permitindo assim com que as respostas deste fitohormônio cheguem até o núcleo onde localizam-se os genes relacionados com às respostas deste fitohormônio.
                                                                                
A Biosul Fertilizantes possui um portfólio completo, englobando os nutrientes necessários às reações enzimáticas à biossíntese de hormônios, além de possuir bioestimulantes e aminoácidos solúveis e assimiláveis em seus produtos, aumentando o potencial nutricional e metabólico das plantas.

Consulte um representante Biosul e conheça a melhor solução para sua cultura.
         

Leia também

agosto 2020 Por que ter um parceiro no Agronegócio?

Sobreviver dentro de um segmento com concorrência acirrada requer boas parcerias. Por isso, você já se perguntou quais poderiam ...

agosto 2020 Quais são as principais pragas da Citricultura?

A citricultura requer alguns cuidados especiais, principalmente no tocante ao controle de pragas nesse tipo de cultivo. Entendendo a ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces