você está em: Inicial | Canal Agro | CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS DE CRESCIMENTO - ÁCIDO ABSCÍSICO

fevereiro 2019 Conteúdo Técnico

CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS DE CRESCIMENTO - ÁCIDO ABSCÍSICO

                                            Conhecendo os fitohormônios de crescimento – Ácido Abscísico

As plantas utilizam uma variedade de fitohormônios, os quais tem a função de modular o desenvolvimento vegetal de acordo com o ambiente em que as plantas estão inseridas.  Temperaturas extremas, excesso ou falta de chuva e/ou de sol influenciam no metabolismo vegetal, modulando a atividade dos fitohormônios de crescimento. 

O ácido abscísico desempenha importantes papéis, destacando sua atuação na manutenção da dormência das sementes e de plantas frutíferas perenes, além do controle na síntese de proteínas e osmólitos compatíveis relacionados à tolerância a condições de estresses ambientais ou patogênicos.

Além disso, o ácido abscisico atua regulando a taxa de transpiração das células vegetais, promovendo o fechamento dos estômatos, evitando com que haja a perda excessiva de água. Sendo este um mecanismo crucial ao controle do conteúdo de água na planta consequentemente ao desenvolvimento vegetal

O ácido abscísico é um sesquiterpeno, sintetizado principalmente no tecido vascular das folhas pela rota metabólica dos terpenóides. Após a formação dos pigmentos carotenóides β-Caroteno e Zeaxantina, o ácido abscísico é enzimaticamente produzido.
                   
Após ser produzido, este fitohormônio se liga em sua proteína receptora de membrana PYRABACTIN RESISTANCE1 (PYR1), ocasionando aumento na concentração do macroelemento cálcio dentro das células, ativando em seguida fatores de transcrição (WRKYs, MYBs, MYCs e ABF/AREBs bZIPs), os quais irão expressar os genes relacionados com este fitohormônio.

A Biosul Fertilizantes fornece todos os macro e micronutrientes, aminoácidos e extrato de algas, em forma totalmente solúvel e assimilável pelas plantas, aumentando a eficiência metabólica das reações necessárias às atividades hormonais.

Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para a sua cultur
a.

Leia também

outubro 2019 A importância da sucessão familiar no agronegócio

No setor agrícola, grande parte das empresas são familiares, daí a importância da sucessão familiar no ...

outubro 2019 Biosul estabelecendo parcerias

No último dia 8 a Gestão Administrativa e a Gestão de Desenvolvimento e Produção da Biosul Fertilizantes esteve ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces