você está em: Inicial | Canal Agro | CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS - ÁCIDO SALICÍLICO

fevereiro 2019 Conteúdo Técnico

CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS - ÁCIDO SALICÍLICO

Conhecendo os fitohormônios – Ácido Salicílico

As plantas utilizam diversos compostos para regular seu crescimento e desenvolvimento vegetal, bem como a resistência a climas adversos e patógenos. Muitos destes reguladores são conhecidos como fitohormônios.

O ácido salicílico é um fitohormônio que atua principalmente mediando respostas locais e sistêmicas de defesa de plantas contra patógenos. bem como sinaliza respostas internas a períodos de estresses abióticos, como estresse hídrico, baixas e altas temperaturas, toxicidade por metais pesados e estresse osmótico.

A biossíntese deste fitohormônio ocorre pela rota metabólica denominada de xiquimato, onde são produzidos dois possíveis precursores para a sua biossíntese. O isocorismato, pode ser diretamente transformado em ácido salicílico, bem como o aminoácido fenilalanina, que primeiramente transforma-se em ácido trans-cinâmico anteriormente à formação deste fitohormônio.

Após ser produzido, o ácido salicílico liga-se na sua proteína regulatória NPR1, a qual se transloca para o núcleo na presença deste fitohormônio, ligando-se em fatores de transcrição ( bZIPs, TGAs...) que irão aumentar a expressão dos genes relacionados às repostas fisiológicas deste fitohormônio.

A Biosul Fertilizantes possui um portfólio completo com diversas formulações contendo macro e micronutrientes, bem como bioestimulantes, potencializando as respostas fisiológicas hormonais.

Consulte um Representante Biosul e confira a melhor solução para a sua cultura.

Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal

Leia também

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

março 2024 A importância do silício no crescimento e desenvolvimento vegetal

O silício pode atuar de diversas maneiras no crescimento e desenvolvimento vegetal. Uma de suas principais funções se dá ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces