você está em: Inicial | Canal Agro | CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS - ÁCIDO JASMÔNICO

fevereiro 2019 Conteúdo Técnico

CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS - ÁCIDO JASMÔNICO

Conhecendo os fitohormônios – Ácido Jasmônico
 
As plantas possuem fitohormônios, os quais são responsáveis por induzir respostas fisiológicas, sendo elas relacionadas ao crescimento vegetal e/ou resistência a estresses climáticos e patogênicos. O ácido Jasmônico está envolvido em diversas sinalizações internas, sendo elas relacionadas à viabilidade do grão de pólen, além de atuar sinergicamente ao etileno na maturação de frutos (transformação de licopeno em 3-caroteno). Este fitohormônio também está relacionado à indução na formação dos tubérculos em hortaliças tuberosas, bem como atua em respostas a estresses bióticos e abióticos, aumentando a biossíntese de enzimas relacionadas aos mecanismos de defesa vegetal como quitinases, inibidores de proteases e enzimas anti-oxidantes em geral. 

A biossíntese do Ácido Jasmônico ocorre pela denominada rota dos ácidos graxos (rota dos octanodecanóides), que começa com a formação do composto Malonil-CoA, pela enzima acetil-CoA carboxilase, a qual utiliza ATP como fonte de energia para esta reação. Após esta etapa, outras reações enzimáticas acontecem formando o composto ácido linolênico, este por fim transforma-se em ácido jasmônico
.
Após ser produzido, este fitohormônio liga-se no aminoácido isoleucina ainda no citosol celular e posteriormente, ao complexo denominado de COI-JAZ no núcleo, ativando os fatores de transcrição (proteínas que se ligam em uma região específica do DNA) ERFs, WRKYs, MYBs, MYCs, NACs, conferindo assim as respostas fisiológicas do ácido jasmônico.

Tanto os fitohormônios quanto as reações enzimáticas que envolvem suas respostas fisiológicas utilizam macro e micronutrientes além de aminoácidos para a formação de enzimas e proteínas.   

A Biosul Fertilizantes possui em seu portfólio, diversas formulações com macro e micronutrientes além de aminoácidos  e extrato de algas, em forma totalmente solúvel e assimilável pelas plantas, aumentando o potencial de resposta hormonal.

Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para a sua cultura.

Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces