você está em: Inicial | Canal Agro | CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS - ÁCIDO ABSCÍSICO

fevereiro 2019 Conteúdo Técnico

CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS - ÁCIDO ABSCÍSICO

Conhecendo os fitohormônios – Ácido Abscísico

As plantas utilizam uma variedade de fitohormônios, os quais tem a função de modular o desenvolvimento vegetal.

Temperaturas extremas, excesso ou falta de chuva e/ou de sol influenciam no metabolismo vegetal, modulando a atividade hormonal.

O ácido abscísico desempenha importantes papéis, como na manutenção da dormência das sementes e de gemas em frutíferas, além de controlar a síntese de proteínas e osmólitos relacionados à tolerância a condições de estresses ambientais ou patogênicos. Além disso, o ácido abscisico atua regulando a taxa de transpiração das células vegetais, promovendo o fechamento dos estômatos em situações de altas temperaturas e/ou estresse hídrico, evitando com que haja a perda excessiva de água.

O ácido abscísico é um sesquiterpeno, sintetizado principalmente no tecido vascular das folhas pela rota metabólica dos terpenóides. Após a formação dos pigmentos carotenóides β-Caroteno e Zeaxantina, o ácido abscísico é enzimaticamente produzido.
                   
Após ser produzido em situações de estresse, este fitohormônio se liga em sua proteína receptora de membrana PYRABACTIN RESISTANCE1 (PYR1), ocasionando aumento na concentração do macroelemento cálcio dentro das células, o que ativa fatores de transcrição (WRKYs, MYBs, MYCs, ABF/AREBs, bZIPs...), os quais irão expressar os genes relacionados às respostas fisiológicas deste fitohormônio.

A Biosul Fertilizantes possui em seu portfólio, diversas formulações de macro e micronutrientes, aminoácidos e extrato de algas, em forma totalmente solúvel e assimilável pelas plantas, aumentando a eficiência metabólica nas atividades hormonais.

Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para a sua cultura.

Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal

Leia também

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

março 2024 A importância do silício no crescimento e desenvolvimento vegetal

O silício pode atuar de diversas maneiras no crescimento e desenvolvimento vegetal. Uma de suas principais funções se dá ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces