você está em: Inicial | Canal Agro | COMO SE FORMAM OS ÓRGÃOS VEGETAIS - FOLHAS, CAULES E RAÍZES

agosto 2019 Conteúdo Técnico

COMO SE FORMAM OS ÓRGÃOS VEGETAIS - FOLHAS, CAULES E RAÍZES

A formação de raízes, caules e folhas acontecem através da ativação  de genes específicos, da  produção de fito-hormônios,  da utilização de macro e micronutrientes,  dentre outros processos.

No que diz respeito ao desenvolvimento das raízes, o fito-hormônio auxina está envolvido na iniciação das raízes laterais, atuando no estímulo dos genes relacionados à divisão celular. O comprimento das raízes, por sua vez, é modulado pelo fito-hormônio giberelina. Já, produção dos pelos radiculares, responsáveis pela absorção de água e nutrientes, está relacionada com a expressão dos genes WEREWOLF (WER), TRANSPARENT TESTA GLABRA (TTG1) e GLABRA2 (GL2).

O desenvolvimento do hipocótilo está relacionado com um complexo de proteínas denominadas de CONSTITUTIVELY PHOTOMORPHOGENIC 1/SUPPRESSOR OF PHYTOCHROME A-105 (COP1/SPA), as quais conferem o alongamento do caule, órgão que contém o sistema vascular, responsável pelo fluxo de nutrientes entre as folhas e as raízes. Os fitohormônios auxina e giberelina também fazem parte dos processos de alongamento deste órgão.

Já as folhas tem seu desenvolvimento regulado por um grupo de genes denominados de PHANTASTICA (PHAN). Além disso, processos de divisão celular, os quais são regulados pelos fito-hormônios auxina, citocinina, giberelina e brassinosteróide, são indispensáveis para o crescimento das folhas.

A Biosul Fertilizantes fornece todos os macro e micronutrientes utilizados no desenvolvimento dos órgãos vegetais, bem como fornece aminoácidos, os quais formam a estrutura de todas as enzimas utilizadas no metabolismo, além de extrato de algas, os quais possuem fito-hormônios responsáveis pelo crescimento vegetal.

Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para o seu cultivo.

Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces