você está em: Inicial | Canal Agro | COMO OCORRE O ENCHIMENTO DE GRÃOS

fevereiro 2019 Conteúdo Técnico

COMO OCORRE O ENCHIMENTO DE GRÃOS

A fase de enchimento de grãos é crucial para garantir a produtividade das culturas.

Durante o ciclo, elas passam por diferentes estádios de crescimento, desde a emergência até a maturidade fisiológica. Cada nutriente tem papel específico e fundamental no metabolismo das plantas. Qualquer desequilíbrio em suas proporções pode provocar limitações ao desenvolvimento das mesmas e redução da produtividade.

Nas leguminosas, devido ao alto teor de proteínas presente nos grãos, há uma elevada necessidade de Nitrogênio. O enchimento de grãos se dá pelo acúmulo de matéria seca (proteínas, carboidratos e lipídeos). Neste processo, íons de Potássio se ligam em açúcares dentre outros compostos, para serem translocados das folhas e ramos para os grãos, promovendo o aumento no teor de amido e proteínas, conferindo o enchimento dos mesmos. Além disso, o Potássio atua na abertura e fechamento dos estômatos, processo que regula a entrada de CO2 para a formação de glicose (ciclo de Calvin) bem como na saída de H2O das células, durante a transpiração.

Os elementos Cálcio e Boro formam complexos estruturais nas paredes e membranas das células, sendo assim indispensáveis à manutenção estrutural que confere a integridade física dos grãos, proporcionando menor percentual de grãos quebrados e mal formados.

Em situações de estiagens, altas temperaturas, raios UV ou presença de pragas e/ou doenças, os elementos Cobre, Zinco e Manganês compõem enzimas (Superóxido Dismutase, Catalase, Ascorbato Peroxidase), responsáveis pela resistência das células contra a oxidação, diminuindo assim os danos causados por estas situações durante o enchimento dos grãos.

A Biosul Fertilizantes possui um portfólio completo, contendo todos os macro e micronutrientes que suprem todas as necessidades nutricionais durante a fase de enchimento de grãos.

Consulte um representante Biosul e conheça a melhor solução para a sua lavoura.

Leia também

agosto 2020 Por que ter um parceiro no Agronegócio?

Sobreviver dentro de um segmento com concorrência acirrada requer boas parcerias. Por isso, você já se perguntou quais poderiam ...

agosto 2020 Quais são as principais pragas da Citricultura?

A citricultura requer alguns cuidados especiais, principalmente no tocante ao controle de pragas nesse tipo de cultivo. Entendendo a ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces