você está em: Inicial | Canal Agro | COMO OCORRE O ENCHIMENTO DE GRÃOS

fevereiro 2019 Conteúdo Técnico

COMO OCORRE O ENCHIMENTO DE GRÃOS

A fase de enchimento de grãos é crucial para garantir a produtividade das culturas.

Durante o ciclo, elas passam por diferentes estádios de crescimento, desde a emergência até a maturidade fisiológica. Cada nutriente tem papel específico e fundamental no metabolismo das plantas. Qualquer desequilíbrio em suas proporções pode provocar limitações ao desenvolvimento das mesmas e redução da produtividade.

Nas leguminosas, devido ao alto teor de proteínas presente nos grãos, há uma elevada necessidade de Nitrogênio. O enchimento de grãos se dá pelo acúmulo de matéria seca (proteínas, carboidratos e lipídeos). Neste processo, íons de Potássio se ligam em açúcares dentre outros compostos, para serem translocados das folhas e ramos para os grãos, promovendo o aumento no teor de amido e proteínas, conferindo o enchimento dos mesmos. Além disso, o Potássio atua na abertura e fechamento dos estômatos, processo que regula a entrada de CO2 para a formação de glicose (ciclo de Calvin) bem como na saída de H2O das células, durante a transpiração.

Os elementos Cálcio e Boro formam complexos estruturais nas paredes e membranas das células, sendo assim indispensáveis à manutenção estrutural que confere a integridade física dos grãos, proporcionando menor percentual de grãos quebrados e mal formados.

Em situações de estiagens, altas temperaturas, raios UV ou presença de pragas e/ou doenças, os elementos Cobre, Zinco e Manganês compõem enzimas (Superóxido Dismutase, Catalase, Ascorbato Peroxidase), responsáveis pela resistência das células contra a oxidação, diminuindo assim os danos causados por estas situações durante o enchimento dos grãos.

A Biosul Fertilizantes possui um portfólio completo, contendo todos os macro e micronutrientes que suprem todas as necessidades nutricionais durante a fase de enchimento de grãos.

Consulte um representante Biosul e conheça a melhor solução para a sua lavoura.

Leia também

junho 2019 NÃO DEIXE SEU MILHARAL SOFRER COM A DEFICIÊNCIA DE NUTRIENTES.

A cultura do milho exige altas quantidades de nutrientes durante o ciclo. A suplementação de micronutrientes, às vezes, passa ...

junho 2019 PROMOÇÃO PARA PARTICIPANTES DO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA FRUTICULTURA DE ...

A Biosul, patrocinadora do IV Seminário Internacional de Fruticultura de Vacaria está oferecendo descontos especiais de até ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces