você está em: Inicial | Canal Agro | COMO OCORRE A BROTAÇÃO DAS GEMAS EM FRUTÍFERAS DE CLIMA TEMPERADO

maio 2019 Conteúdo Técnico

COMO OCORRE A BROTAÇÃO DAS GEMAS EM FRUTÍFERAS DE CLIMA TEMPERADO

Para que ocorra a brotação das gemas nas frutíferas de clima temperado, diversos fatores estão envolvidos, dentre eles a disponibilidade de açúcares, acumulados  no verão anterior, em forma de amido.

O tempo de horas-frio, temperaturas abaixo de 7,2 ºC, durante o inverno é fundamental, devido ao fato de aumentar a atividade da enzima amilase, a qual converte o amido em sacarose.

A sacarose é transportada pelo sistema vascular até as gemas e hidrolisada por enzimas invertases que transformam a mesma em glicose e frutose, as quais fornecem energia e possibilitam a formação dos compostos  necessários ao desenvolvimento das gemas.     
  
Outro fator crucial é a manutenção da sanidade durante o período de inverno, pois a presença de patógenos aumenta o gasto energético e nutricional com enzimas antioxidantes, tais como POD, SOD, CAT e APX,  afetando o desenvolvimento normal das plantas.

A Biosul Fertilizantes possui um portfólio completo visando a suplementação nutricional durante o período de inverno, bem como no auxílio no manejo de estresses bióticos e abióticos, aumentando o potencial de brotação das gemas durante a saída da primavera.
Consulte um representante Biosul e adquira a melhor solução para o seu cultivo.

Leia também

setembro 2019 E agora, produtor rural pessoa física ou pessoa jurídica?

Além dos aspectos relacionados com a produção, o produtor rural precisa também pensar nas questões fiscais do seu ...

setembro 2019 Como deve ser feita a análise foliar das plantas e análise química do solo

A análise foliar e a análise química do solo são dois procedimentos importantes que o agricultor deve realizar para que ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces