você está em: Inicial | Canal Agro | Como as sementes germinam

abril 2020 Conteúdo Técnico

Como as sementes germinam

O processo de germinação de sementes é crucial para o desempenho produtivo das culturas.  

As sementes germinam após passarem por diferentes processos, divididos em 3 etapas; a entrada de água na semente, a iniciação do metabolismo e a emergência da radícula.

Para que haja a germinação da semente, fatores ambientais como temperatura, disponibilidade de oxigênio, disponibilidade hídrica, presença de luz e/ou escuridão (dependendo da espécie) e atividades hormonais são necessários.

O ácido abscísico atua no controle da acumulação de substâncias de reserva nas sementes, as quais serão posteriormente utilizadas para o desenvolvimento inicial, bem como atua como inibidor da germinação quando as condições não são favoráveis.

Já, as giberelinas atuam como estimuladoras no processo de germinação de sementes. A sua produção estimula a biossíntese de alfa-amilases, enzimas que degradam o amido (energia armazenada), disponibilizando glicose. Este açúcar será utilizado como fonte de energia e como precursor metabólico da formação dos compostos necessários à germinação.

Além disso, alguns genes foram recentemente relacionados com o controle da germinação, os genes da família HD2 (Histone Deacetylases 2), mais especificamente HD2A e HD2C, os quais restringem e estimulam respectivamente a germinação das sementes.

A Biosul Fertilizantes contém uma linha de produtos voltada para estimular o desenvolvimento inicial das culturas, como o Bio Raiz e o Bio Zinco. Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para o seu cultivo.

Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces