você está em: Inicial | Canal Agro | Como as plantas se adaptam a falta de P

janeiro 2020 Conteúdo Técnico

Como as plantas se adaptam a falta de P

A disponibilidade de fósforo nos tecidos vegetais é um fator limitante à produtividade das culturas. No contexto agrícola, as plantas geralmente crescem em solos com baixo teor de fosfato solúvel. As plantas respondem a essa situação através de uma série de adaptações metabólicas que visam aumentar a aquisição desse nutriente do solo.

A absorção do fósforo do solo para a raíz acontece na presença de proteínas receptoras da família PHO1, enquanto o transporte dentro das células se dá pelas proteínas receptoras da família PHT.

Quando as plantas estão com baixa disponibilidade de fósforo nas células, algumas proteínas, identificadas como PHR1, WRKY 75 e MYB62, se ligam a uma região específica do DNA, desencadeando respostas de adaptação a esta situação.

Todos esse processo de adaptação a um ambiente com baixa disponibilidade de fosforo, para garantir a sobrevivência da planta, afeta, diretamente, a sua produtividade.

A Biosul Fertilizantes contém diversos tipos de produtos com variadas concentrações de fósforo e bioestimulantes, de acordo com a necessidade da cultura. Consulte um representante Biosul e conheça a melhor solução para o seu cultivo.

Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces