você está em: Inicial | Canal Agro | COMO AS PLANTAS LIDAM COM ALTAS TEMPERATURAS

janeiro 2019 Conteúdo Técnico

COMO AS PLANTAS LIDAM COM ALTAS TEMPERATURAS

Assim como os humanos, as plantas também sofrem com o calor excessivo, os quais podem provocar acúmulo do aminoácido prolina, aumento na atividade de enzimas relacionadas à resistência a danos celulares, fechamento dos estômatos, dentre outros processos.

A importância da nutrição vegetal nesta fase é ainda mais acentuada.

O Potássio atua no fechamento dos estômatos junto ao fitohormônio ácido abscísico em períodos de altas temperaturas, regulando assim a saída de água nas células. O Cálcio, além de atuar na manutenção da pressão de turgor e na manutenção estrutural da parede celular, também controla a produção de proteínas reguladoras (transdução de sinais). O Enxofre faz parte da enzima Glutationa Redutase (GR), enzima antioxidante que atua em estresses bióticos e abióticos.

Os micronutrientes Cobre, Zinco e Manganês, fazem parte da estrutura de enzimas como super óxido dismutase, catalase, ascorbato peroxidase e polifenol oxidase, as quais também atuam como antioxidantes em situações de estresses.

Para amenizar os efeitos causados pelas temperaturas excessivas, a Biosul Fertilizantes fornece todos os micro e macronutrientes além de aminoácidos, essenciais para aumentar o potencial de resistência vegetal durante o verão.

Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces