você está em: Inicial | Canal Agro | Como as plantas crescem?

fevereiro 2020 Conteúdo Técnico

Como as plantas crescem?

A capacidade de crescimento dos órgãos vegetais é essencial para atingir altas produtividades nos cultivos agrícolas.

Diversos fatores estão relacionados a estes processos, dentre eles a disponibilidade hídrica e nutricional, luz e temperaturas adequadas, manejo de pragas e doenças, bem como atividades hormonais.

A germinação de sementes está relacionada com o fitohormônio giberelina, que promove aumento na biossíntese das enzimas α-amilases. Estas transformam o amido (energia armazenada) em sacarose e glicose, formas de energia disponível para ser utilizada nos processos necessários à germinação.

A iniciação e o alongamento de raízes e dos pêlos radiculares são processos dependentes do fitohormônio auxina, enquanto a iniciação dos ramos da parte aérea é estimulado pelo fitohormônio citocinina, o qual também promove a divisão celular em outros órgãos vegetais, como frutos e sementes. O alongamento do caule está relacionado aos fitohormônios giberelina e auxina, já a iniciação floral pode estar relacionada aos fitohormônios citocinina ou giberelina, dependendo da espécie e das condições ambientais. 

Quando as plantas enfrentam situações de estresses bióticos e/ou abióticos, as respostas de adaptação são moduladas por fitohormônios como Etileno, Ácido Abscísico, Ácido Jasmônico e Ácido Salicílico. Enquanto o fitohormônio Estrigolactona, é responsável pela interação simbiótica das raizes com os microorganismos do solo.

A Biosul Fertilizantes possui em seu portfólio, produtos formulados com compostos bioestimulantes, os quais estimulam os processos de crescimento e resistência vegetal.

Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para o seu cultivo.

Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces