você está em: Inicial | Canal Agro | Colheita do milho avança no RS, com produtividade acima das expectativas

fevereiro 2015 Geral

Colheita do milho avança no RS, com produtividade acima das expectativas

A cultura do milho apresenta rendimentos acima da expectativa inicial, segundo informações da Emater. Em muitos casos, áreas com irrigação estão apresentando produtividades elevadas, impulsionando as médias de algumas regiões para cima.

A colheita avançou em ritmo considerado normal e alcança, no momento, 33% da área plantada, índice igual ao registrado em 2014 nesta mesma época. A qualidade dos grãos também é considerada boa, e os produtores apressam a retirada da cultura das lavouras para diminuir os riscos de perdas em qualidade. Em algumas situações, parte da área colhida em janeiro está sendo novamente cultivada com milho e em pequena parte com soja.

No momento, predominam na cultura da soja as fases de floração e enchimento de grãos (85% das lavouras), com algumas áreas já em início de maturação, apresentando bom aspecto fitossanitário e potencial produtivo elevado em muitos casos. Nesse sentido, as condições meteorológicas verificadas na última semana (boa insolação, chuvas rápidas de média intensidade e temperaturas altas) têm sido benéficas à cultura.

Os agricultores seguem monitorando as lavouras e fazendo o controle das pragas, principalmente o percevejo, que está presente com maior intensidade devido ao atual estágio de desenvolvimento das plantas. As doenças estão dominadas, pois os focos de ferrugem asiática já foram combatidos oportunamente.

A colheita das primeiras lavouras de arroz do Rio Grande do Sul alcança 2% do total plantado, prosseguindo de forma incipiente nas áreas plantadas ainda em fins de setembro e localizadas, sobretudo, na Fronteira Oeste e em partes isoladas da região Central. A ocorrência de pesadas chuvas em outubro afetou a evolução normal da cultura em diversos locais, retardando o plantio.

Apesar do atraso em algumas áreas, as lavouras que já estavam bem estabelecidas conseguiram uma boa evolução, motivo pelo qual vêm apresentando bons rendimentos neste início de colheita, ficando em muitos casos próximas dos oito mil quilos por hectare. É bem provável que as lavouras implantadas mais tardiamente não repitam esses resultados. Todavia, em termos gerais, o padrão e o potencial de produção são considerados bons na maioria dos casos.

 
Fonte: Grupo Cultivar

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces