você está em: Inicial | Canal Agro | Ciência X Agronegócio: os avanços da produtividade em lavouras agrícolas

abril 2022 Notícia do Segmento

Ciência X Agronegócio: os avanços da produtividade em lavouras agrícolas

Os avanços científicos podem parecer acontecer em pouco tempo, porém é oruindo de décadas de pesquisa que englobam o conhecimento de diferentes áreas. No caso da produção de sementes, não foi diferente e os resultados foram sendo visualizados ao longo dos anos com o aumento da produtividade das áreas agrícolas. 

O incremento na produtividade analisando o passar das décadas tem um comportamento linear, ou seja, nota-se que a produtividade dos sistemas de produção agrícola responderam positivamente em relação à quantidade de sementes produzidas nas culturas anuais tanto de inverno quanto de verão. 

As novas tecnologias e formas de manejo recentes tem uma conexão com as pesquisas realizadas no passado, sendo assim bebem na fonte de descobertas anteriores, ligadas à agricultura, química e biologia. Mas quais são os avanços que propiciaram o aumento na produção de sementes?

Ciência x Fisiologia

No geral, existem muitos deles, nos mais diversos segmentos. Desde o conhecimento do compreendimento do estado fisiológico das culturas como, por exemplo, em situações de excesso de luz solar em plantas com metabolismo C3 (ex.a soja), um distúrbio é desencadeado em duas fases distintas da fotossíntese. A fase “dependente de luz”, onde apenas um tipo de energia é produzida (ATP, mas não NADPH) devido a chamada fosforilação acíclica, que acaba interferindo na segunda fase da fotossíntese, denominada de “não dependente de luz”.

O excesso de luz, nestes casos,interrompem a formação de um dos compostos energéticos necessários para a fixação de CO2 para a formação de açúcares na planta. Ou seja, nem sempre mais luz é sinônimo de plantas com mais teor de açúcares para serem utilizados para a formação das sementes. Por essas e outras, podemos dizer que ciência e agronegócio andam juntos e um se alimenta do outro para funcionar plenamente.

Ciência x Nutrição

Os fertilizantes nitrogenados são advindos do desenvolvimento da síntese técnica da Amônia, por parte do químico alemão Fritz Haber em 1909, foi tão importante. Com estudos dele e do também cientista Carl Bosch, foi possível sintetizar a amônia a partir de hidrogênio e nitrogênio sob alta pressão. Com isso, ambos revolucionaram a produção agrícola em grande escala, a partir de um fertilizante com baixo custo. Até hoje são utilizados em grande escala em todos os cultivos de produção agrícola 

Ciência x Melhoramento Genético

Hoje em dia, é possível realizar técnicas para melhorar cultivares tanto pelo melhoramento clássico, com base em hibridações dirigidas e seleção à partir do fenótipo que mais agrade o melhorista, bem como utilizar a mutação gênica como ponto de partida, com o avanço da genética molecular, as rotas metabólicas estão cada vez mais sendo bem elucidadas, bem como a interação gênica sendo cada vez mais esclarecidas. Os resultados destes dois métodos em conjunto são evidentes hoje em dia com programas de melhoramento que envolve desde a resistência a pragas e doenças, bem como desenvolvimento de cultivares mais produtivas e tolerantes a estresses ambientais.  

A chave para o futuro é a pesquisa

Assim compreendemos que no agronegócio, não diferente de todos os outros setores, as atualizações na geração de informação e transformação em conhecimento que resultam em maior eficiência são oriundas de pesquisas científicas realizadas por empresas, instituições de pesquisa e pesquisadores em geral. Eles são os responsáveis por ampliar as descobertas de avanços científicos que beneficiarão os produtores de todo o planeta. Somente assim seguiremos em direção ao futuro.

A Biosul possui mais conteúdos técnicos em nosso blog. Continue na nossa página e siga bem informado.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces