você está em: Inicial | Canal Agro | As 6 hortaliças mais consumidas no Brasil

setembro 2019 Geral

As 6 hortaliças mais consumidas no Brasil

Essas são algumas das hortaliças mais consumidas no Brasil, sendo que a cada ano seu consumo tem aumentado.

As hortaliças fazem parte da mesa dos brasileiros há anos. E para o produtor que quer investir na produção delas, destacam-se em solo nacional a cebola, o alho, a batata, abóbora, o alface e o coentro. Mas há também outras que, apesar de menos consumidas que essas, merecem atenção e são também opções promissoras.

Nos últimos anos as hortaliças têm estado em destaque por conta de seus diversos benefícios para a saúde: algumas delas ajudam no tratamento da diabetes, outras possuem propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar as toxinas do organismo e outras protegem contra doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer.

E para te ajudar a diversificar, reunimos algumas das hortaliças mais consumidas para que você possa incluí-las em seu cultivo.

Abóbora

Outra das hortaliças mais consumidas no Brasil é a abóbora. Ela é rica em vitamina A  e pode ser usada para o preparo de sopas, saladas, em forma de purê, cozida, refogada, para fazer pães, entre outros. 

O cultivo da abóbora necessita de abelhas para polinização, para ocorrer a formação dos frutos. Do contrário seria necessário o uso de hormônios sintéticos.

Quanto ao plantio, na região sudeste a época recomendada é entre setembro e março; na região sul o plantio deve acontecer entre outubro e fevereiro; na região norte entre abril e agosto; no nordeste entre março e outubro; no centro oeste o plantio é melhor durante todo o ano. A colheita se inicia entre 90 a 120 dias após o plantio.


Alface

O alface, rico em cálcio e em vitamina A, apresenta uma variedade de tipos e, devido a isso, ela pode ser cultivada durante todo o ano, a depender do tipo escolhido. Existem variedades que se adaptam melhor a climas mais quentes e outras a climas mais frios. É necessário que sua colheita ocorra antes da emissão do pendão floral, pois após disso as folhas podem ficar amargas.

No caso da alface de inverno, no sul o seu cultivo deve ser feito entre fevereiro a outubro; no sudeste de fevereiro a julho; no norte o cultivo é de março a julho; no nordeste e centro-oeste de março a setembro. Sua colheita ocorre de 60 a 80 dias. Já a alface de verão pode ser cultivada durante todo o ano. E sua colheita ocorre entre 50 a 70 dias após o plantio. 

Alho

O alho é um condimento indispensável na culinária brasileira e em outros países também. Rico em fósforo e em vitaminas do complexo B. Para formação do bulbo, ela necessita ficar exposta a dias longos e frios. Existem pequenos dentes (bulbilhos) no bulbo do alho que possibilita nascer uma nova planta depois de surgir o broto.

Existe uma variedade de tipos de alhos, sendo que cada um se adapta melhor a um tipo de clima. Ele pode ser cultivado em todas as regiões brasileiras, no entanto seu cultivo não é recomendado na região norte. Sua colheita ocorre entre 150 a 180 dias após o plantio.

Batata

A batata é um dos principais tipos de alimentos na mesa do brasileiro. Rica em carboidratos, ela também possui boas quantidades de fósforo e vitaminas do complexo B. Ela não necessita de muita água, mas precisa de um solo devidamente preparado, preferindo um solo mais arenoso e bem drenado, pois isso evita o surgimento de doenças.

Seu plantio não é recomendado no norte e nordeste. É recomendado plantio da batata em períodos de primavera ou inverno, pois as temperaturas são mais favoráveis. No sudeste e centro-oeste seu plantio é indicado entre abril e maio, já na região sul é entre novembro e dezembro. Sua colheita acontece de 90 a 120 dias após o plantio.

Cebola

A cebola é uma das hortaliças mais consumidas no Brasil. Rica em vitaminas do complexo B e também em vitamina C, o que é consumido dela é o seu bulbo. Ela pode ser cultivada em local definitivo ou mesmo em sementeira para futuro transplante. 

A cebola necessita de muita luz para que o seu bulbo possa ser formado. Logo, ela se adapta melhor a locais com temperatura elevada. Mas quem optar pelas sementes dela, é importante deixá-las expostas a longos períodos de frio.

Seu plantio é recomendado no sul de julho a agosto; no sudeste, centro-oeste e norte é recomendado é de fevereiro a maio; já no nordeste o cultivo é melhor de fevereiro a abril. A colheita se inicia de 120 a 180 dias após o plantio.

Coentro

O coentre traz consigo diversos benefícios para a saúde, além de deixar a comida com um sabor mais rico. 

Seu cultivo é feito, de modo geral, em local definitivo por meio de sementes. É importante manter uma distância de 8 a 10 centímetros entre cada plantinha. Seu solo não requer muitos cuidados, no entanto ela não tolera climas frios, por isso no nordeste pode ser cultivada durante todo ano.

Na região sul ela deve ser cultivada entre setembro a janeiro; na região sudeste entre agosto e fevereiro; na região norte entre abril e outubro; na região centro-oeste entre agosto e abril.

Outras hortaliças mais consumidas no Brasil

Além dessas, existem ainda outras hortaliças mais consumidas no Brasil, tais como a cenoura, o chuchu, couve, gengibre, pepino, pimenta, pimentão, quiabo, por exemplo.
Cada uma dessas hortaliças requerem um tipo de cuidado com o solo, tem um melhor cultivo em uma determinada temperatura e se adaptam melhor em uma região em específico. Logo, é de suma importância atentar-se para isso.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces