você está em: Inicial | Canal Agro | Aminoácido – Aliado no controle das viroses da melancia

maio 2015 Geral

Aminoácido – Aliado no controle das viroses da melancia

Aminoácidos nada mais são do que compostos formados por um grupo amina, que é nitrogenado (NH2) e um grupo carboxílico (COOH). Do ponto de vista biológico, todos necessitam deles para viver, pois são os responsáveis por possibilitar a síntese de proteínas, enzimas e são precursores de diversos hormônios que são essenciais aos seres vivos.
 
Quando fornecemos aminoácidos livres para as plantas, estas o utilizam assim que são absorvidos, buscando um equilíbrio interno que se traduz em estímulos ao desenvolvimento radicular e aumento do metabolismo. melhorando a absorção de nutrientes e água do solo, facilitando também a translocação de compostos pela planta.
 
Plantas bem equilibradas nutricionalmente aumentam sua resistência a intempéries e possuem rápida recuperação em situações de estresse. Segundo a literatura, além destes fatores, os aminoácidos reduzem os compostos solúveis nas plantas tornado-a menos suscetível e/ou vulnerável ao ataque de pragas e doenças, além de uniformizar as plantas e melhorar a qualidade de seus frutos.
 
Doses e aplicação
 
A quantidade aplicada do produto na cultura depende de sua formulação e conteúdo, o que varia de uma empresa para outra. Não são produtos tóxicos, o que facilita seu manejo.
 
A planta consegue absorver os aminoácidos tanto por via radicular como foliar, e sabe-se que estes compostos estão relacionados com mecanismos de crescimento e desenvolvimento vegetal.
 
No que diz respeito às doenças, como dito anteriormente, uma planta equilibrada fica mais resistente ao ataque de pragas e doenças, e sabe-se, pela literatura, que existem determinados aminoácidos que agem inibindo a multiplicação de vírus, assim como existem aqueles que o facilitam.
 
Desta maneira, os custos envolvidos na produção estão diretamente relacionados à forma como o produtor maneja sua produção, e assim como na utilização de extratos de algas, quanto maior a necessidade de corrigir o solo e deficiências nutricionais da cultura em questão, maiores serão os custos.
 
 
Eduardo Suguino
Pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) – Centro-Leste
esuguino@apta.sp.gov.br
 
Fonte: Revista Campo & Negócios

Leia também

agosto 2019 CONTROLE BIOLÓGICO NO BRASIL TEM POTENCIAL DE CRESCER 20% AO ANO

https://maissoja.com.br/controle-biologico-no-brasil-tem-potencial-de-crescer-20-ao-ano/

agosto 2019 BAIXAS TEMPERATURAS: PROTEJA COM PROTEGE

Quando as temperaturas estão baixas, as plantas acabam gastando energia na produção de uma variedade de compostos, os quais ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces