você está em: Inicial | Canal Agro | Agronegócio e Meio Ambiente

dezembro 2019 Conteúdo Técnico

Agronegócio e Meio Ambiente

A dupla agronegócio e meio ambiente precisa andar de mãos dadas em prol da sociedade. Uma vez que o setor é importante para a economia brasileira e abastecimento das cidades. Por isso, o agronegócio não pode se tornar um poluidor. Mas é possível manter o equilíbrio?

Seria a preservação do meio ambiente uma barreira para o crescimento do agronegócio? Essa é uma dúvida que gera polêmica e preocupação!

Afinal, o agronegócio é um dos setores mais importantes para a economia brasileira. Sendo o Brasil um grande representante desse setor a nível mundial.

No entanto, a necessidade de preservar o meio ambiente poderia frear o crescimento desse setor tão importante? Nós acreditamos que não! E que a resposta para o agro continuar crescendo de maneira sustentável no país é a tecnologia.

O Desafio de Produzir com Responsabilidade

As demandas das cidades continuam crescendo diariamente. Com a renda per capita cada vez maior, as famílias consomem cada vez mais o que é produzido no campo.

Atualmente, o Brasil é um dos três maiores produtores e exportadores de produtos agropecuários do mundo. O que comprova a capacidade de produzir mais e melhor, sem necessariamente avançar sobre as regiões do país que continuam com sua mata preservada.

A Importância da Tecnologia para o Agronegócio e Meio Ambiente

Esse avanço na capacidade produtiva sem um grande avanço na quantidade de terras usadas para o plantio se dá graças às inúmeras evoluções tecnológicos que impactam positivamente a vida no campo.

O Brasil está se beneficiando ao longo dos anos da melhor qualidade das sementes, novas técnicas de plantio e todas as novidades que o setor do agronegócio é capaz de lançar.

Com o aumento da necessidade de produção, o homem do campo já não é mais aquele homem de pouco estudo e que se conecta somente à natureza para definir o que plantar. Essa realidade já não existe mais, e a tecnologia é um dos grandes pontos que influenciaram esse paradigma de que o agricultor é um profissional sem conhecimento.  

Assim, com as novas tecnologias e o aumento do grau de especialização dos profissionais que trabalham com agricultura, os recordes de colheita são satisfatórios e a exportação que o país vem conquistando é significativa no cenário mercadológico atual. 

Uso de Energia Solar

A energia solar por exemplo, é uma das maneiras de diminuir a poluição causada no processo produtivo do campo.

Tem sido crescente no país o uso de placas fotovoltaicas para gerar energia para o sistema de irrigação dos cultivos, por exemplo.

E isso diminui a emissão de poluentes para o meio ambiente, uma vez que a energia solar é limpa.

Muito embora essa não seja uma realidade de todos os produtores, existe um esforço para usar novas tecnologias em prol da produção que não polua o meio ambiente.

Cuidar do Meio Ambiente Nunca é Demais

Por mais que exista a necessidade de produzir alimentos, abastecer as cidades brasileiras e exportar produtos agropecuários, os cuidados ambientais são sempre importantes.

Tendo em vista a necessidade de evitar que resíduos dessa produção contaminem o solo, a água e o ar, causando impacto negativo na vida de toda a população mundial.

Afinal, a poluição não é um problema só do campo, mas das cidades também! A Biosul acredita que o cuidado com o meio ambiente é fundamental e depende de ações diárias.

Todos possuem responsabilidade e devem se preocupar com a redução da poluição do meio ambiente. Não só o homem do campo, que com o apoio das tecnologias e insumos certos, continuará produzindo em sua máxima capacidade sem esgotar nossos recursos naturais, e sim a sociedade como um todo. 

Esse é apenas um dos exemplos das inúmeras atividades que estão diretamente relacionadas ao meio ambiente. E a necessidade de direcionar a atenção para esse assunto engloba todos os que esperam continuar recebendo os recursos da natureza, seja da forma que for. 

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces