você está em: Inicial | Canal Agro | Acesso ao conhecimento impacta na evolução da agricultura brasileira

novembro 2019 Geral

Acesso ao conhecimento impacta na evolução da agricultura brasileira


Nas últimas décadas, a agricultura brasileira passou por diversas mudanças.

O Brasil deixou de ser um país que apenas importava alimentos para se tornar um grande e importante fornecedor. E dentre os fatores que contribuíram para o crescimento desse setor em nosso país encontra-se o acesso ao conhecimento.

A velha imagem do agricultor isolado em suas terras, sem conhecer tecnologias e atrasado em relação ao restante do mundo já se foi há muito tempo. 

Atualmente, temos produtores rurais que, além de conhecerem práticas eficientes de cultivo, fazem uso de tecnologias para melhorar a produtividade e a qualidade dos alimentos e sabem como fazer o melhor uso de suas terras.

E tudo isso é possível por meio do acesso ao conhecimento. Conhecimento esse que se tornou ainda mais acessível com o advento da internet. 

Hoje em dia os agricultores têm acesso a informações 24 horas por dia, tanto de notícias, treinamentos, atualizações quanto ao lançamento de novas tecnologias que auxiliam o trabalho no campo.

A tecnologia permite até mesmo que o agricultor saiba, em tempo real, informações sobre o solo, a plantação e ainda permite que se faça o planejamento da cultura. 

Tudo isso através de tecnologias inovadoras que, até mesmo, informam qual o melhor tipo de fertilizante utilizar.
O acesso a essas e outras tecnologias e informações é também um fator que causa grande impacto na agricultura brasileira.


Acesso ao conhecimento no campo


Há cerca de 10 anos atrás, o acesso ao conhecimento no campo era um grande desafio. 

No entanto, atualmente, além de iniciativas do governo para levar mais informação aos agricultores, eles mesmos têm investido em capacitações para sua equipe e também na troca de informações entre si.

E por meio de tais informações é possível atender a demanda com produtos de qualidade e ter mais eficiência na produção.

No entanto, não é importante apenas conhecer o cenário atual da agricultura. O produtor rural precisa também se ater para a trajetória do setor até aqui. Pois tais informações podem ajudar a enxergar oportunidades, a fazer projeções, na tomada de decisões e também a entender a importância de certos procedimentos.

Por exemplo: entre os anos de 1950 e 1960 a agricultura brasileira era bastante rudimentar. Pouco se sabia sobre o solo e os produtores sofriam com essa carência.

Isso se dava quando pouco se podia fazer para conseguir tirar o melhor proveito dele, inclusive quanto às ações que poderiam ser tomadas no caso de pragas e doenças. Como consequência, o agricultor tinha baixo rendimento em sua produção.

Um outro problema da falta de informação e conhecimento era que, para conseguir crescimento e desenvolvimento na produção, era necessário ampliar as áreas de cultivo. Ou seja, o cultivo era ineficiente e os produtores não conseguiam atender a demanda.

Mas, hoje em dia, sabemos que em pequenas porções de terra usadas de forma inteligente é possível obter excelentes resultado e, também, causar um baixo impacto ambiental.

Desta forma, ressalta-se a relevância e o impacto que as novas tecnologias e oportunidades de acesso à informação ocasionaram para a agricultura brasileira, tornando o trabalho do agricultor mais prático, eficiente e rentável. Saiba mais sobre as vantagens dessas evoluções para o meio agrônomo. 
 

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces