você está em: Inicial | Canal Agro | A Mágica Fotossintética - Como a luz solar se transforma em açúcar?

junho 2021 Conteúdo Técnico

A Mágica Fotossintética - Como a luz solar se transforma em açúcar?

A fotossíntese é um processo complexo que passa por diversas etapas. Este processo permite o crescimento e desenvolvimento dos organismos que o realizam.

Porém, algo que às vezes esquecemos é que este processo permite com que existam organismos aeróbicos, ou seja, só estamos aqui hoje devido à existência do processo fotossintético.

Não seria exagero dizer que a fotossíntese moldou a maneira com que a atual vida na terra se apresenta, pois além da comida que comemos ser direta ou indiretamente relacionada com a fotossíntese, o oxigênio que respiramos é oriundo deste processo, o qual é realizado por plantas terrestres e por algas, fitoplânctons e cianobactérias encontrados no mar.

A seguir tentaremos resumidamente simplificar este processo decisivo para a vida na terra.  
 
Uma parte da energia que vem da luz solar é captada por meio de proteínas especializadas, denominadas de Clorofila A e Clorofila B, bem como os carotenóides, que podem ser considerados ajudantes das clorofilas, pois repassam energia que chega neles para as clorofilas e também auxiliam a dissipar o excesso de energia, protegendo assim as estruturas fotossintéticas de danos.

As moléculas de clorofila ficam “excitadas” com a luz do sol, fazendo com que seus elétrons fiquem saltitantes e pulem para fora da molécula para serem repassados adiante por meio de outras proteínas através de reações químicas denominadas de oxidação e redução.

Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal

A intenção desta transferência de energia em forma de elétrons é formar compostos químicos específicos, denominados de ATP e NADPH, que vão atuar como um carregador de bateria de celular, fornecendo energia para absorver o CO2 presente no ar, o qual vai ser “encaixado” em uma outra molécula por meio de uma enzima denominada Rubisco, formando o açúcar.

Nas estruturas que compõem o processo fotossintético, há a presença de diversos nutrientes metálicos como manganês, magnésio, ferro e cobre, bem como outros nutrientes como nitrogênio, fósforo dentre outros também participam abundantemente do processo.

A Biosul Fertilizantes possui diversas formulações de fertilizantes, podendo ser encontrados todos os macro e micronutrientes em seu portfólio em diversas concentrações, além de produtos com a adição de bioestimulantes, potencializando ainda mais o processo fotossintético.

Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para o seu cultivo.

Leia também

setembro 2021 Benefícios dos Resíduos da cana-de-açúcar: gerando biogás, que vira ...

Por ser o maior produtor de cana de açúcar do mundo, o Brasil tem conseguido promover feitos importantes para a sustentabilidade, ...

agosto 2021 Como os fertilizantes atuam no combate da degradação do solo?

Manter a terra saudável é importante para garantir uma agricultura responsável e sustentável.  Não ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces