você está em: Inicial | Canal Agro | A Importância de Analisar o pH da Calda de Pulverização

maio 2020 Conteúdo Técnico

A Importância de Analisar o pH da Calda de Pulverização

As produções agrícolas precisam de um bom desempenho, no entanto, para atingir tal objetivo é preciso analisar o pH da calda de pulverização, uma vez que as correções costumam ser necessárias para atingir o resultado esperado para a sua safra ser mais produtiva.

Ao realizar a aplicação de defensivos, diversos fatores precisam ser analisados.

Temperatura, luz, umidade do ar, tipo de equipamento e muitos outros aspectos precisam ser considerados, para que a aplicação seja eficaz.

A água utilizada na preparação da calda de pulverização pode, inclusive, prejudicar a performance do defensivo, uma vez que as propriedades da água podem diminuir a eficácia dos princípios ativos.

O pH da água precisa ser corrigido antes que ela seja usada para a pulverização.

Caso contrário, o resultado conquistado pode ser diferente daquele que era esperado. Fazendo com que ocorra insatisfação com a pulverização.

pH da água: uma análise necessária na pulverização

A medida do pH é responsável por definir acidez ou alcalinidade de uma solução. Aspecto que é muito importante para ser considerado quando o assunto é realizar uma pulverização.

Os herbicidas, fungicidas e inseticidas, de modo geral, tem a absorção foliar aumentada quando o pH da água usada encontra-se na faixa ideal de uso.

Por isso é importante que o preparo da calda seja feito de forma muito consciente, o que contribui para que a performance da mesma seja a melhor possível a cada pulverização.

Além do pH, também é preciso identificar se existe presença de CaCO-3 na água. Tendo em vista que esse elemento pode afetar a eficiência dos herbicidas. 

Aumento da eficácia e redução de custos

Quando a pulverização é feita de maneira adequada, usando produtos de alta qualidade consegue-se obter o máximo de resultado em produtividade.

Mas isso não é alcançado quando a água utilizada na pulverização não é corrigida previamente, o que pode ocasionar o aumento do custo da produção e a diminuição da rentabilidade da safra. 

Por isso, o mais indicado é sempre realizar a correção da água, para que a boa qualidade da mesma impacte positivamente na safra.

Isso elimina a necessidade de fazer mais de uma pulverização com os mesmos produtos (herbicida, fungicida, inseticida, fertilizantes) para obter o resultado pretendido. 

Portanto, é menos trabalho e mais resultado. Algo que todo agricultor deseja ter. 

A Biosul Fertilizantes possui uma linha específica de adjuvantes (linha BioSpray) voltados à tecnologia de aplicação, os quais podem ser utilizados em todas as culturas e com todos os tipos de produtos.

Leia também

junho 2020 Por que ter uma consultoria contábil nas revendas agrícolas?

Erros podem diminuir a lucratividade de uma revenda agrícola. Por isso, contar com uma consultoria contábil para ter ...

junho 2020 A importância da agricultura sustentável para o desenvolvimento econômico do ...

Muito se fala sobre a agricultura sustentável como forma de preservação ambiental, mas você já pensou a respeito da ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces