você está em: Inicial | Canal Agro | A importância da sucessão familiar no agronegócio

outubro 2019 Geral

A importância da sucessão familiar no agronegócio


No setor agrícola, grande parte das empresas são familiares, daí a importância da sucessão familiar no agronegócio para o produtor rural.

O agricultor não deve apenas atentar-se para questões relacionadas a sua lavoura, mas também no que se refere à sucessão familiar, pois seu planejamento de forma errônea pode acarretar em problemas tanto no negócio quanto para a economia local, pois a mesma depende dele.

Atualmente temos visto uma maior presença de jovens no campo, tendo em vista que muitos deles acompanham o trabalho de seus pais desde muito cedo, o que é algo de grande relevância, uma vez que a agricultura é essencial para a sobrevivência humana. 

E eis aqui um grande benefício para o agricultor: como os jovens estão mais presentes na agricultura familiar, eles têm contribuído também para o uso de tecnologias que ajudam a otimizar processos nas lavouras. 

E essa tecnologia contribui para aumentar a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade do negócio.
É necessário que tanto o agricultor como também os familiares vejam na sucessão familiar não apenas uma transferência de posse, mas também do poder de decisão e de responsabilidades.


Sucessão familiar na agricultura: como planejar devidamente


É visível que a sucessão familiar no agronegócio é algo habitual. Mas como planejar-se para isso? Quais são os passos necessários para evitar danos ao patrimônio e também danos emocionais?

Para isso, há três pontos importantes a serem seguidos na hora de fazer uma sucessão familiar bem sucedida:


- Planejamento com antecedência


Planejando com antecedência, o agricultor consegue se manter longe de problemas que possam afligir seu empreendimento ou mesmo levá-lo a declínio. Definir cargos, por exemplo, é uma das ações essenciais na hora do planejamento.


- Capacitação dos herdeiros


Não há outro meio para que o negócio seja conduzido de forma adequada. É importante que, além da definição de cargos, os herdeiros recebam todas as orientações e capacitações necessárias para atuarem no empreendimento. 

Ao preparar seus familiares para assumirem os cargos definidos, o agricultor evita que pessoas despreparadas ou mesmo que não tenham interesse no negócio assumam o empreendimento, o que poderia trazer problemas de gestão e, consequentemente, problemas financeiros.


- Responsabilidade de todos os envolvidos


Muitas das vezes, o agricultor pode colocar a responsabilidade de prosseguir com o negócio nas mãos de quem não possui o perfil adequado ou mesmo que não tenha responsabilidade. Com isso, o negócio estará em risco. Por tanto, é de extrema importância que haja responsabilidade por parte de quem assumirá o cargo.

É ainda recomendado que o produtor rural desenvolva e siga um plano estratégico a fim de prever crises ou mesmo para que o negócio siga se desenvolvendo bem. Nesse caso, fazer um acompanhamento das atividades e do desempenho de cada um em seus devidos cargos é algo fundamental.

Preparar os familiares para a sucessão familiar no agronegócio é uma tarefa que pode demandar anos. Porém, como já mencionado, é de suma importância que o produtor rural planeje com antecedência os cargos de cada um seguindo o perfil deles, seja analisando os setores dos quais mais gostam e se identificam ou mesmo a partir de sua conduta profissional.

Atualmente, a sucessão familiar no agronegócio tem sido um desafio, sendo necessários ao agricultor analisar diferentes aspectos tanto no que diz respeito aos membros da família, quanto no estado atual do seu negócio. 

Mas esse nunca deixará de ser um elemento essencial para a sobrevivência do empreendimento. 
Saiba mais sobre a área, entre em contato conosco.

Leia também

novembro 2019 Frutas que estão conquistando o mercado

Existem algumas frutas que estão conquistando o mercado brasileiro. E muitos produtores rurais já estão aproveitando isso para ...

novembro 2019 Como ocorre a interação benéfica entre planta-bactéria em leguminosas

Sabe-se que quando o solo é escasso em N, as bactérias do gênero Rhizobium auxiliam as plantas leguminosas a retirar da ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces