você está em: Inicial | Canal Agro | 6 CULTURAS LUCRATIVAS PARA PEQUENAS ÁREAS

dezembro 2020 Conteúdo Técnico

6 CULTURAS LUCRATIVAS PARA PEQUENAS ÁREAS

Otimize seu espaço apostando em 6 culturas lucrativas que são excelentes opções para pequenas áreas.

Dessa forma, sua plantação rende o suficiente para ser lucrativa. Confira quais são elas e algumas dicas para essas 6 culturas.

1.  Alface

A Alface é uma cultura lucrativa para pequenos espaços, que pode ser plantada em todo o território nacional.

Além disso, a alface é um produto com grande demanda. Afinal, os restaurantes utilizam muito alface. E as sementes são fáceis de encontrar, possibilitando o plantio facilitado dessa cultura.

Outro aspecto que torna essa cultura lucrativa é que seu ciclo é curto, entre 30 e 40 dias. E a produção ocorre durante o ano inteiro.

2.  Pepino

A segunda cultura lucrativa para pequenos espaços é a de pepino. Seu ciclo é curto, de 60 a 70 dias, além da alta produção, um hectare pode produzir até 70 toneladas de pepino.

Pepino pode ser vendido in natura e até mesmo em conserva, além de ser fácil de encontrar insumos como sementes e adubos para essa cultura.

3.  Cana de açúcar

A cana de açúcar é uma cultura muito produtiva por área, além de apresentar a possibilidade de ser trabalhada para vender produtos com alto valor agregado.

Cachaça e açúcar mascavo são alguns dos exemplos de produtos obtidos a partir da cana.

Atualmente, a cana é adaptada a várias áreas do país, podendo ser plantada do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, com facilidade.

4.  Uva

A uva é uma fruta com valor agregado muito alto, além de apresentar fácil industrialização. Os produtos obtidos como suco, geleias e vinho também apresentam alto valor agregado.

Atualmente, a demanda por uva é muito alta. Por isso, dificilmente haverá perda de material caso você opte por essa cultura lucrativa.

Além disso, as técnicas de cultivo já são bem desenvolvidas em todo o país.

5.  Tomate

A cultura de tomate apresenta uma demanda altíssima. Tanto para o consumo in natura quanto para produtos industrializados feitos com o tomate.

O cultivo de tomate é trabalhoso, no entanto, possui um alto valor agregado e é o tipo de safra que é muito lucrativa. Tendo em vista que, em todas as cidades brasileiras existe muita demanda pelo produto.

Dessa forma, quem opta por cultivar tomate evita a perda de safras. Uma vez que, o mercado é capaz de absorver tudo aquilo que é cultivado.

6.  Maracujá

O maracujá é uma fruta tropical de alta produtividade, que é muito apreciado em todo o país. Seja para a venda in natura ou a venda de polpa para suco, o maracujá é rentável.

Dificilmente uma safra de maracujá apresenta perdas, uma vez que a fruta é muito bem aceita pelos consumidores.

Existindo demanda o ano inteiro tanto para o consumo da fruta, quanto em relação a polpa de maracujá. Portanto, é possível aproveitar ao máximo cada safra para que seja rentável.

Além disso, o maracujá é um produto que é vendido com valor elevado nos supermercados. Mesmo durante a safra de maracujá, a fruta ainda apresenta preço acima da média.  Portanto, é uma fruta com alto valor agregado.

Bons insumos para culturas lucrativas

Otimizar o espaço disponível para o plantio, requer também que seja realizado um investimento em bons insumos.

É preciso preparar o solo, comprar boas sementes e tomar todos os cuidados específicos em relação a sua cultura.

Dessa forma, é possível garantir a máxima produtividade de sua cultura, aumentando os lucros com a safra. Na Biosul, você encontra os insumos necessários para tornar sua cultura lucrativa.

Portanto, além de saber quais são as culturas mais lucrativas, é importante encontrar os insumos necessários para manter a sua cultura lucrativa.

Uma semente de qualidade, por exemplo, faz toda a diferença no resultado de seu plantio.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces