você está em: Inicial | Canal Agro | 5 mitos e verdades sobre os fertilizantes FOLIARES

outubro 2019 Geral

5 mitos e verdades sobre os fertilizantes FOLIARES

Nesse artigo nós apresentaremos alguns mitos e verdades sobre os fertilizantes foliares. Mas antes disso você precisa entender como funciona a absorção de nutrientes por uma planta.

As plantas absorvem os nutrientes necessários para seu desenvolvimento através das raízes. Porém, nem sempre todos os nutrientes que ela precisa são obtidos por esse meio. E é aí que as folhas entram para fazer sua parte.

Por meio das folhas, que absorvem nutrientes das substâncias líquidas que lhe são aplicadas, é possível que a planta consiga os demais nutrientes essenciais para seu desenvolvimento. E aqui os fertilizantes foliares são excelentes e indispensáveis aliados.

Esse tipo de fertilizante, além de contribuir para o desenvolvimento das plantas,  também pode atuar no sistema de defesa da mesma, protegendo-as contra ataques de insetos,  fungos e bactérias.

A fertilização foliar tornou-se uma prática comum no dia a dia do agricultor, colaborando para que a produção de alimentos tenha mais qualidade. 

A seguir apresentaremos alguns mitos e verdades quem tem sido propagados a respeito dela.

 
1 - Os resultados com o uso dos fertilizantes foliares são quase imediatos

Verdade. Após o uso desses fertilizantes, os resultados obtidos são quase que imediatos, sendo possível até mesmo fazer uso deles na fase de crescimento da planta e conseguindo corrigir problemas como a carência de nutrientes. Nesse último caso, a fertilização é uma prática corretiva, sendo conhecida como adubação de salvação.

 
2 - Esse tipo de fertilizante gera mais custos na lavoura

Mito. Os fertilizantes foliares possuem muitos benefícios para quem deseja economizar. Isso porque essa fertilização é bastante simples de ser aplicada e é de fácil manuseio. Mas não é apenas isso.

Por meio da aplicação de fertilizantes diretamente nas folhas, há uma distribuição mais uniforme do produto e, desse modo, há também uma redução da perda do produto. Ao contrário do que seria se fosse feita a aplicação direta no solo.

E, para diminuir ainda mais os custos, você ainda pode misturar esse produto com outros produtos defensivos, conseguindo diminuir o custo por hectare, bastando, para isso, contar com um produto de qualidade. 

Por esses e outros motivos, os fertilizantes foliares não devem serem vistos como uma opção apenas para casos especiais, mas como um investimento que gera grande impacto nas lavouras, sendo uma prática que aumenta a produtividade.

  
3 - Ajuda no tratamento de doenças

Verdade. A fertilização foliar é uma grande aliada para o tratamento de doenças nas plantas. Doenças essas que surgem por ocasião da carência de algum nutriente.

Um desequilíbrio de nutrientes faz com que sua plantação esteja suscetível a diferentes tipos de doenças. Ou seja, elas ficam menos resistentes a ação de bactérias, fungos, entre outros. E esses agentes maliciosos podem não somente diminuir a sua produção, como também afetar a qualidade dela.

 
4 - Os fertilizantes foliares possuem um custo elevado e são inviáveis

Mito. Os fertilizantes foliares apresentam uma boa relação custo-benefício.

Pode ser que a primeira vista esse tipo de fertilização se mostre mais custosa do que as fertilizações convencionais. No entanto, quando você coloca tudo no papel e faz as contas, verá que os benefícios apresentados são excelentes.

 Qualquer produtor rural que tenha como objetivo aumentar sua produção e manter a qualidade dos produtos verá vantagem no uso da fertilização foliar.

 
5 - Posso substituir a fertilização tradicional pela foliar

Mito. Apesar de todos os benefícios que a fertilização foliar oferece, ela deve ser vista como um complemento para a fertilização tradicional. Isso porque as plantas precisam receber nutrientes através do solo e ganham ainda mais quando essa prática é aliada com o uso de fertilizantes foliares.

Como você pode ver, esses mitos e verdades sobre os fertilizantes foliares serviram para mostrar o quão eficazes e necessários eles são para sua lavoura.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces