você está em: Inicial | Canal Agro | Como ocorre a interação benéfica entre planta-bactéria em leguminosas

novembro 2019 Conteúdo Técnico

Como ocorre a interação benéfica entre planta-bactéria em leguminosas

Sabe-se que quando o solo é escasso em N, as bactérias do gênero Rhizobium auxiliam as plantas leguminosas a retirar da atmosfera, o Nitrogênio necessário para o seu desenvolvimento.

Porém, o processo envolvido nessa reação bioquímica ainda não foi totalmente desvendado.

Estudos recentes da American Society of Plant Biologists elucidaram parte desse processo.

Quando há baixa quantidade de NO3- no solo, as plantas produzem flavonóides.

Dentre as diversas funções deste composto, descobriu-se que eles são os responsáveis por “avisarem” as bactérias sobre a indisponibilidade de N no solo. A partir daí, as mesmas começam a retirar da atmosfera esse elemento, disponibilizando-o à planta.

Como recompensa, a planta fornece carboidratos às bactérias, os quais servirão como fonte de energia para sua sobrevivência.

Diversas reações bioquímicas acontecem durante este processo, incluindo o aumento na concentração de Cálcio dentro das células das plantas e a produção de proteínas receptoras, ricas no aminoácido leucina, denominadas de Leucine Rich Receptors (LRRs).

A Biosul Fertilizantes possui em seu portfólio, produtos que podem auxiliar a planta neste processo, como o Top Nitro Soja (formulado com a bactéria Bradyrhizobium japonicum), além de diversos fertilizantes foliares com diferentes concentrações de Cálcio e aminoácidos em suas composições, aumentando assim o potencial de fixação de Nitrogênio.

Consulte-nos para conhecer a melhor solução para a sua lavoura.

Leia também

maio 2020 Reforma Tributária: os impactos para o agronegócio

Você já se atentou que a reforma tributária trouxe impactos para o agronegócio? Se ainda não, confira agora quais ...

abril 2020 Plano de Safra 2020: Quais são as estimativas?

O plano de safra 2020 entrou em vigor no primeiro dia de janeiro, impactando diretamente em diversas decisões do agronegócio ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces