você está em: Inicial | Canal Agro | Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro Sustentável do Agronegócio

abril 2024 Geral

Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro Sustentável do Agronegócio

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com produção de melhor qualidade eram selecionadas para o replantio. Com o passar do tempo, as técnicas foram se aprimorando e o melhoramento genético foi proporcionando alimentos de maior qualidade e produtividade para a população.
           
As técnicas de melhoramento unem os ingredientes da natureza com as principais demandas dos produtores e consumidores e a partir dessa união, e o trabalho de pesquisa é possível gerar novos indivíduos que ofereçam as características desejadas e proporcionem alimentos com características melhores. Processo este, denominado de seleção induzida pelo homem.



O Que é Melhoramento Genético Agrícola?
Melhoramento genético é um campo da pesquisa que tem objetivo observar as características dos indivíduos de mesma espécie já existentes, os principais gargalos produtivos ou de aceitação de mercado, e a partir disso, selecionar genitores, realizar cruzamentos, selecionar os principais descentes gerados para iniciar o programa de melhoramento com o intuito de disponibilizar ao mercado possibilidades de cultivo mais sustentável econômica e socialmente.
A partir destes programas de melhoramento é possível atingir vários objetivos como: plantas mais produtivas, adaptar o porte da planta para as formas de cultivo, melhorar coloração e sabor, oferecer maior rusticidade, adaptabilidade as intempéries climáticas e diversas outras características que se deseje alcançar para um cultivo e aceitação melhor.

Porém esse é um processo que demanda bastante pesquisa, e tempo, o lançamento de novas cultivares se tratando de grãos pode levar até 10 anos, quando se trata de culturas perenes esse tempo é ainda maior, sendo necessários ensaios de até 20 anos

Aplicações do Melhoramento Genético na Agricultura
Na agricultura o melhoramento genético proporciona avanços constantes e auxilia que as cultivares se adaptem com as diferentes situações, e ao desenvolvimento global.  Dentre as esferas agrícolas os principais preceitos que se esperam através do melhoramento genético são produtividade e qualidade, porém através das técnicas de melhoramento pode-se alcançar bem mais.

Pautas climáticas são uma preocupação cada vez maior na agricultura, a instabilidade que ocorre ao longo das safras preocupa produtores, nesse caso as opções de genótipos proporcionam aos agricultores maior segurança nas tomadas de decisão. Em anos chuvosos, existem genótipos mais tolerantes a solos encharcados e com resistência e tolerância as principais doenças, em anos secos existem genótipos mais rústicos que acionam estratégias metabólicas que conseguem manter a produtividade mesmo com recursos limitados.

Se tratando do cultivo de HF (HortiFruti), através do melhoramento é possível ter as características de rusticidade as principais pragas e doenças de acordo com a seleção de genótipos, além disso, por se tratar de alimentos para consumo in natura, a associação das técnicas de melhoramento como a seleção de genótipos superiores e posterior hibridação, possibilita a obtenção de características de sabor como: doçura, acides, amargor, picância ou aparência que agrade o mercado (maçãs mais vermelhas, nogueiras pecã com amêndoa clara, cenouras lisas com laranja intenso, morangos com polpa colorida).
 
Benefícios do Melhoramento Genético
 - Possibilidade de cultivar de forma mais sustentável, proporcionando que as cultivares e variedades se adaptem as mudanças climáticas e entraves produtivos de acordo com as safras
- Oferecer ao mercado produtos que atendam as principais demandas, assim oferecer mais diversidade e opções para que mais pessoas consumam produtos naturais
- Produzir mais e melhor em uma mesma área e otimizar o uso de insumos agrícolas como fertilizantes e defensivos.

Leia também

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

março 2024 A importância do silício no crescimento e desenvolvimento vegetal

O silício pode atuar de diversas maneiras no crescimento e desenvolvimento vegetal. Uma de suas principais funções se dá ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces