você está em: Inicial | Canal Agro | A importância do silício no crescimento e desenvolvimento vegetal

março 2024 Geral

A importância do silício no crescimento e desenvolvimento vegetal

O silício pode atuar de diversas maneiras no crescimento e desenvolvimento vegetal. Uma de suas principais funções se dá pela sua participação como componente estrutural da parede celular das células vegetais. A deposição de silício na parede celular resulta em efeitos distintos que resultam em diversos benefícios ao crescimento e desenvolvimento das plantas.
 
Estresses abióticos - Estresse hídrico
 
O silício atua de duas distintas maneiras que promovem maior tolerância às plantas quando expostas ao estresse hídrico:
 
1.  Na endoderme das raízes, a deposição de silício promove um aumento na capacidade de deslocamento/translocação/fluidez da água dentro das mesmas. Desta maneira, a absorção de água e solutos do solo passa a ser potencializada. Efeito este, fundamental em situações de estresse hídrico.
 
2.  A deposição de silício na parede celular das folhas torna as cutículas mais espessas. Desta maneira diminui a transpiração cuticular e consequentemente aumenta a capacidade de retenção de água nas folhas. Sendo assim, quando expostas a situações de estresse hídrico, as plantas ficam mais aptas a manter um maior potencial hídrico nas folhas. 
 
 Estresses bióticos – Nematoides e Pragas
 
A deposição de silício nas raízes promove maior resistência à penetração de nematoides no sistema radicular, diminuindo a severidade dos ataques dos mesmos.
.
Além de seu papel fundamental em situações de estresses abióticos, a deposição de silício na parede celular das folhas também possui efeito na atenuação de ataques de pragas, pois a sua deposição gera maior resistência mecânica das folhas, a qual ocasiona desgaste do aparelho bucal dos insetos.
 
Além do efeito resultante das suas funções estruturais mencionadas acima, o silício também está envolvido em sinalizações relacionadas a respostas bioquímicas envolvendo fitohormônios associados com estresses bióticos e abióticos (ácido abscísico, ácido salicílico e etileno).
 
O Bio Clypeum, da Biosul, é um composto de extrato mineral de rochas (silício), produzido com tecnologia nanoparticulada, que aumenta sua reatividade eficácia, conferindo maior proteção e melhor eficiência nas aplicações de inseticidas.
 
 
Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para seu cultivo.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces