você está em: Inicial | Canal Agro | CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS DE CRESCIMENTO - AUXINAS

fevereiro 2019 Conteúdo Técnico

CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS DE CRESCIMENTO - AUXINAS

                          Conhecendo os fitohormônios de crescimento – Auxinas

Para que ocorra o crescimento vegetal, as plantas utilizam fitohormônios, que são substâncias que atuam ligando-se em suas respectivas proteínas receptoras, desencadeando respostas internas relacionadas ao desenvolvimento vegetal. Dentre os fitohormônios vegetais, as auxinas destacam-se por atuarem em diversos processos fisiológicos importantes, ressaltando seu papel na divisão e no alongamento celular, aumento na produção das raízes laterais, bem como no estímulo na produção das gemas apicais (dominância apical).               
                   
A biossíntese deste fitohormônio é estimulada por genes da família YUC, sendo produzido principalmente pela rota metabólica denominada de ácido xiquímico, onde ocorre primeiramente a síntese do aminoácido triptofano pela enzima Triptofano Sintase, a qual contém o elemento Zinco como cofator em sua estrutura, logo em seguida, o triptofano é transformado enzimaticamente em Auxina. 

Após ser produzido, este fitohormônio liga-se no seu receptor transmembranar TIR1 (Transport Inhibitor Response), posteriormente em ABP1 (Auxin Binding Proteín 1) e por fim em ARFs (Auxin Response Factors), conferindo assim, as respostas fisiológicas deste fitohormônio. O receptor inicial das auxinas TIR1, contém o aminoácido tirosina onde grupos fosfato se ligam, permitindo assim com que as respostas deste fitohormônio cheguem até o núcleo onde localizam-se os genes relacionados com as atividades deste fitohormônio.
                                                                                
A Biosul Fertilizantes possui um portfólio completo, englobando os nutrientes necessários às reações enzimáticas à biossíntese de hormônios, além de possuir aminoácidos solúveis e assimiláveis em seus produtos, aumentando ainda mais o potencial nutricional e metabólico das plantas.

Consulte um representante Biosul e conheça a melhor solução para sua cultura.
         

Leia também

novembro 2019 Frutas que estão conquistando o mercado

Existem algumas frutas que estão conquistando o mercado brasileiro. E muitos produtores rurais já estão aproveitando isso para ...

novembro 2019 Como ocorre a interação benéfica entre planta-bactéria em leguminosas

Sabe-se que quando o solo é escasso em N, as bactérias do gênero Rhizobium auxiliam as plantas leguminosas a retirar da ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces