você está em: Inicial | Canal Agro | Seleção de lotes de sementes de soja selecionadas com Inteligência Artificial

junho 2022 Notícia do Segmento

Seleção de lotes de sementes de soja selecionadas com Inteligência Artificial

A Indústria 4.0 tem influenciado diversos sistemas de produção, devido à tecnologias e sistemas inteligentes, conectados à internet. Nesse cenário, um dos maiores avanços é a Inteligência Artificial, a qual contribui para a segurança e desenvolvimento de softwares e produções, incluindo as agrícolas.

Nesse sentido, utilizar a tecnologia e os recursos da Indústria 4.0 impacta no dia a dia dos trabalhadores e na rentabilidade de empresas. Com isso, é normal considerar cada vez mais a presença desse modelo, mesmo dentro de produções tradicionais, como o caso das sementes de soja.

Claro, a tecnologia se faz presente desde muito cedo, especialmente considerando como a produção desse grão é importante economicamente para o Brasil. Ainda assim, a coisa muda de figura quando falamos em Inteligência Artificial. Quais os efeitos desse modelo nas safras de sementes de soja?

A tecnologia na agricultura

Comentamos anteriormente sobre a Indústria 4.0 e antes de mostrar os efeitos positivos na produção de soja, é importante entender o impacto geral dentro da agricultura. A Indústria 4.0 possibilitou avanços gigantes para a produção de várias culturas, indo desde sementes, até hortifrúti.

Com ela, surge o conceito de agricultura digital, um conjunto de tecnologias e ferramentas conectadas a partir de softwares, sistemas e equipamentos. Com isso, essa revolução conseguiu melhorar a produção agrícola em todas as etapas produtivas.

A implementação de soluções tecnológicas conseguiu o feito de minimizar o impacto de diversos fatores ambientais, tais como temperatura e umidade do substrato, além da luminosidade. Tudo isso devido a redes de sensores, unidades de controle, armazenamento de dados e, é claro, Inteligência Artificial.

A Inteligência Artificial na agricultura

Esse modelo ainda caminha para se estabelecer na maioria das fazendas no Brasil. Porém, já é possível perceber sua presença e importância nas produções de arroz e café.

Uma das mais interessantes ferramentas desse modelo é sua capacidade de monitorar a lavoura. Com base em imagens captadas por drones e por sensores espalhados pelo local, é possível saber quando existe a presença de pragas. Dessa forma, o produtor sabe quando aplicar um defensivo agrícola e em qual espaço.

Outra vantagem da Inteligência Artificial é sua capacidade em ajudar com as previsões do tempo. Com elaborados sistemas, os agricultores têm acesso a predições de temperatura, vento, incidência solar e chuva. Isso considerando sua própria localidade, é claro.

Por fim, é preciso citar a presença das máquinas agrícolas inteligentes. Atualmente, já existem protótipos de tratores com direção automática, ou seja, com piloto automático. Porém, a tecnologia vai muito além disso, já que os veículos terão a capacidade de interromperem as atividades em caso de chuva forte. Tudo isso com o acompanhamento por smartphone.

Inteligência Artificial e tecnologia na produção de sementes de soja

No caso das sementes de soja, a tecnologia começa a dar seus primeiros passos nos últimos anos. Ainda assim, já é possível perceber seus efeitos. Segundo uma pesquisa dinamarquesa, feita por cientistas do Centro de Energia Nuclear na Agricultura de São Paulo (Cena/USP), da Embrapa Meio Ambiente (SP) e da Universidade Técnica de Aarhus (AU), a Inteligência Artificial categoriza sementes saudáveis e mais capazes de germinar.

Nesse sentido, a técnica pode aumentar em até 10% a produtividade da soja, sendo um aliado excelente para o grão no Brasil. Isso acontece a partir de um sistema, que avalia diversas características da soja, desde análise de núcleos, deformidades causadas por fungos ou até mesmo pela cor do material.

Após uma varredura, ocorre a seleção das sementes indesejadas, as quais são descartadas. Com isso, aumenta a chance de rentabilidade dos grãos, considerando que apenas os melhores avaliados continuam na linha de produção.

Além disso, toda a avaliação feita pela máquina é lançada em um sistema, especialmente às relacionadas às deformidades e análises de núcleos, além das características da cultura em si. Dessa forma, o produtor tem em mãos um estudo completo com a capacidade de entender a rentabilidade da lavoura.

Quer aumentar a produtividade? Confira o site da Biosul e veja as opções de produtos para te ajudar nesse desafio. Leia também outras informações no nosso blog sobre produção de sementes e outras temáticas do mundo agrícola.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces