você está em: Inicial | Canal Agro | Quais são as principais pragas da Citricultura?

agosto 2020 Conteúdo Técnico

Quais são as principais pragas da Citricultura?

A citricultura requer alguns cuidados especiais, principalmente no tocante ao controle de pragas nesse tipo de cultivo.

Entendendo a citricultura

A citricultura consiste no cultivo de frutas cítricas, como laranja e limão, por exemplo. Esse tipo de cultivo requer cuidados específicos no quesito controle de pragas.

Conhecer quais são as principais pragas da citricultura é uma maneira importante de atuar preventivamente e também no combate a essas pragas.

Sempre com o objetivo de proteger o cultivo e evitar que a produção seja negativamente impactada pela presença de pragas na sua plantação.

Principais pragas da citricultura

Saber identificar qual praga está atingindo seus cultivos é importante para controlar os danos. Garantindo os cuidados adequados para que a safra não seja perdida.

Por isso mesmo, separamos algumas informações sobre as principais pragas da citricultura, confira!

1. Ácaro de falsa ferrugem

Essa é uma das pragas mais frequentes da citricultura, sendo mais incidente conforme ocorre o aumento da umidade do ar, ou seja, geralmente no florescimento das plantas.

Nesse caso, é comum encontrar a praga em folhas novas e frutos em formação.

É possível identificar essa praga ao perceber folhas com manchas escuras em formato irregular ou frutos com coloração escura, parecendo ferrugem.

2. Mosca das frutas

A mosca das frutas é um tipo de praga que provoca grandes prejuízos. Podendo chegar a um prejuízo de até 50% da safra somente por causa desse tipo de praga.

Você pode identificar esse tipo de praga pela alteração provocada por ela nos frutos.

Isso, pois a coloração do fruto fica marrom ao redor do orifício causado pela mosca. E em geral, ocorre o apodrecimento desses orifícios o que resulta na queda do fruto.

3. Cigarrinha

A cigarrinha é um tipo de inseto que suga e se alimenta da seiva das plantas. O grande problema é que esse inseto transmite a doença Clorose Variegada dos Citros (CVC).

Essa doença afeta as variedades comerciais de laranja doce. É possível perceber a praga quando manchas pequenas e amareladas surgem na superfície de cima das folhas.

Outro sinal são os frutos endurecidos, pequenos e com amadurecimento precoce, sendo impróprio para a comercialização. 

4. Psilídeo Diaphorina citri

Os psilídeos se alimentam da seiva de todas as variedades de citros, sendo também um transmissor de bactéria causadora do greening.

Que atualmente é a doença de maior impacto econômico na citricultura em nível mundial. Portanto, é preciso controlar a presença dos psilídeos na plantação.

Os sintomas da doença são mais evidentes durante o final do verão e início da primavera, causando amarelamento de folhas jovens.

As folhas afetadas costumam apresentar queda. E os frutos apresentam amadurecimento precoce e se tornam assimétricos.

Cuidados no controle de pragas da citricultura

É fundamental que o uso de equipamentos e produtos seja adequado e de boa procedência na hora de lidar com pragas em sua plantação.

Utilizar inseticidas de boa qualidade e com os equipamentos corretos para a aplicação garante a máxima eficiência na erradicação de pragas.

Evitando que essas pragas de citricultura afetem diretamente a produtividade de sua safra.

E quando o assunto são insumos de qualidade para cuidar da sua plantação, você já sabe que pode contar com a Biosul.

Leia também

agosto 2020 Por que ter um parceiro no Agronegócio?

Sobreviver dentro de um segmento com concorrência acirrada requer boas parcerias. Por isso, você já se perguntou quais poderiam ...

julho 2020 Por que verificar se existe presença de CaCO-3 na água?

A presença de CaCO-3 (Carbonato de Cálcio) na água pode alterar a eficácia dos produtos aplicados na sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces