você está em: Inicial | Canal Agro | Por que verificar se existe presença de CaCO-3 na água?

julho 2020 Conteúdo Técnico

Por que verificar se existe presença de CaCO-3 na água?

A presença de CaCO-3 (Carbonato de Cálcio) na água pode alterar a eficácia dos produtos aplicados na sua plantação.

Por conta disso, verificar se existe a presença de CaCO-3 na água ou outros sais é importante para ter o máximo de eficiência em suas pulverizações. Confira algumas dicas a respeito!

Conhecida como “dureza da água”, esse efeito é causado pela presença de cálcio e magnésio ligados em compostos como cloretos e sulfatos que estão diluídos na água.

Os herbicidas precisam de uma água realmente pura ou testada para que possam funcionar de maneira adequada.

Ocorre que, nos casos de água com elementos diluídos os componentes do herbicida podem reagir com os elementos da água.

Se o herbicida foi diluído em água que não foi testada, é impossível saber o que essa interação entre os elementos poderá causar.

Em geral, ocorre uma perda de eficiência do herbicida, que precisa ser reaplicado posteriormente para atingir o resultado pretendido.

Ocasionando assim, um aumento no custo daquele cultivo.

Presença de CaCO-3 na água é extremamente comum

Ocorre que, o CaCO-3 é encontrado com frequência em maior presença nos sistemas de água doce. Que costumam ser utilizados para a diluição dos herbicidas a serem pulverizados na plantação.

Estes sais se ligam a compostos como carbonatos, bicarbonatos, cloretos, sulfatos e hidróxidos causando a dureza da água.

Muitos dos ingredientes ativos de herbicidas são à base de ácidos ou sais. E isso causa a reação química que gera a ineficiência do produto aplicado.

Como combater esse efeito?

A única maneira eficaz de combater esse efeito e realizar uma aplicação de herbicida que seja capaz de oferecer o máximo resultado é testando a água.

A partir dos testes é possível entender qual é a composição química da água que será utilizada e com esse conhecimento, usar melhor o herbicida escolhido.

Com base na composição da água é possível contornar esse problema da presença de CaCO-3.

Com o conhecimento químico é possível trabalhar a composição da água de forma que ela fique ideal para ser usada na pulverização.

Para atingir tal resultado é preciso identificar inicialmente a composição química da água e também conhecer o produto que será diluído nela.

De forma a atingir como resultado uma água pronta para o uso e que resulta na melhor performance desse herbicida em específico.

Saiba mais sobre a dureza da água e suas implicações 

A dureza da água está relacionada com minerais dissolvidos na água em forma de carbonatos, bicarbonatos ou hidróxidos.

Comumente, as fontes de água utilizadas nas pulverizações agrícolas são originárias de rios, açudes e/ou poços artesianos. Na composição destas águas geralmente são encontrados minerais dissolvidos. 

Estes compostos têm potencial de reagir com os ingredientes ativos de produtos agrícolas como fungicidas e herbicidas, os quais são a base de ácidos ou sais. Esta reação afeta a eficácia do produto aplicado. 

O cuidado com estes compostos que promovem a dureza da água deve ser redobrado em grandes volumes de calda (fruticultura, por exemplo), pois maior será a concentração destes sais.

Além de comprometer a eficiência dos produtos agrícolas, as águas com elevada dureza podem também danificar bicos e aspersores de pulverizadores. 

Outro fator negativo relacionado à dureza da água é a salinização do solo, devido aos compostos presentes na água que conferem sua dureza, serem escorridos ao solo.

Geralmente, os produtores agrícolas não realizam os testes de dureza da água, porém, uma maneira de diagnosticar se a dureza da água está elevada é medindo o pH da água, se o pH for básico (acima de 7,0), pode ser um indício de dureza da água. 

Para resolver estes problemas de dureza da água, deve-e utilizar produtos quelatizantes ou complexadores que sequestrem os cátions livres, impedindo com que os mesmos interajam com os produtos agrícolas.

A Biosul Fertilizantes possui uma linha especializada em adjuvantes agrícolas, consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para o seu cultivo.

Autor:
Felipe Reck Benato
Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal

Leia também

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

março 2024 A importância do silício no crescimento e desenvolvimento vegetal

O silício pode atuar de diversas maneiras no crescimento e desenvolvimento vegetal. Uma de suas principais funções se dá ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces