você está em: Inicial | Canal Agro | Os desafios enfrentados pelo produtor de sementes no Brasil

julho 2022 Notícia do Segmento

Os desafios enfrentados pelo produtor de sementes no Brasil

O agronegócio é um dos pilares que sustenta a economia brasileira. Em 2020, o setor alcançou a participação de 26,6% no PIB do país e é responsável por metade das exportações no Brasil. Porém, isso não significa que desafios não apareçam no caminho do agricultor.

Na verdade, ainda existem diversas questões para se resolver, independentemente da atividade agrícola em questão. Seja no setor de sementes, hortifrúti ou mesmo na pecuária. É preciso caminhar mais longe para fazer do agronegócio uma potência ainda maior.

O Brasil é Agro

O setor começou a avançar significativamente no nosso país entre as décadas de 1960 e 1970, quando também acontecia o processo de industrialização e urbanização. Desde então, o agronegócio é visto como elemento essencial e estratégico e é fonte de investimentos e
pesquisas. 

Reflexo disso, o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos e fibras do mundo e o segundo maior exportador de produtos agrícolas de todo o planeta. Dessa forma, é natural ver com bons olhos a presença e influência do setor e, é claro, encontrar maneiras de driblar desafios.

Os maiores desafios dos produtores rurais 

Dentro desse cenário de grandes realizações e números para a agricultura, fica evidente como o produtor rural é peça fundamental na economia. Ainda assim, é ele quem enfrenta na pele os problemas do dia a dia e é o principal alvo quando o cenário desanda.

E se engana quem acredita que fazer parte do setor é fácil ou que não existem riscos ou dilemas. Trabalhar com agropecuária ainda tem seus riscos e é preciso conhecê-los para conseguir melhorar a situação.

Nesse sentido, a 7ª Pesquisa de Hábitos do Produtor Rural, feita pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), observou os três principais desafios enfrentados por agricultores, incluindo os do setor de sementes. Veja a seguir: 

Clima

Para 25% dos entrevistados, a questão do tempo aparece como o problema número um. Isso ocorre devido à importância do clima da gestão de produtividade de uma cultura. Chuvas em excesso, assim como sua falta, podem prejudicar consideravelmente os frutos de uma lavoura. E esse é só um exemplo.

Além disso, com as mudanças climáticas, os países devem perder uma grande quantidade de hectares de terras propícias para agricultura, e o Brasil é um deles.

Pragas e doenças

O controle de pragas também é uma reclamação dos produtores agrícolas. Isso porque muitas plantas daninhas são resistentes a vários herbicidas comercializados, incluindo o Glifosato, um ingrediente indispensável na produção de diversas culturas.

Mão de obra qualificada

Por fim, temos a terceira reclamação mais recorrente: a falta de mão de obra qualificada nas lavouras. Mesmo a tecnologia tendo grande papel no setor e ser um dos responsáveis pelos índices apresentados anteriormente, ainda existem poucos profissionais capacitados.

A oferta de agrônomos digitais, com capacidade de interpretação de dados, ainda é baixa, considerando a demanda. Por isso, é preciso capacitar os líderes das lavouras e oferecer mais especializações.

Outros desafios

Existem outros desafios para os produtores de sementes. Fora os já citados, podemos incluir o grande número de tributos que os agricultores pagam. Por exemplo: para empreendimentos novos, existe um custo fiscal grande, o qual pode atrapalhar a gestão dos negócios.

Esse cenário é comum devido ao complexo Sistema Tributário Nacional, que embute uma carga considerada injusta por muitos.

Outra questão comum são os problemas relacionados ao Meio Ambiente. Chegamos a abordar a questão climática anteriormente, mas esse assunto se estende para outras linhas. A atividade agrícola em si pode causar alguns problemas ambientais e por isso é preciso alinhar práticas mais sustentáveis.

Ainda assim, é preciso um profundo trabalho de qualificação do produtor, assim como um programa para orientar mudanças e o uso de tecnologias apropriadas.

Quer investir em produtos de excelência e driblar os desafios acima? Dê uma olhada no site da Biosul para garantir ainda mais rentabilidade e sucesso na sua produção.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces