você está em: Inicial | Canal Agro | O crescimento do uso da tecnologia no campo

outubro 2019 Geral

O crescimento do uso da tecnologia no campo


A tecnologia no campo ajuda o agricultor não apenas a garantir uma safra ainda maior, mas também a ter produtos com melhor qualidade e fazer uma colheita com mais agilidade e precisão.

Nos dias atuais, com a demanda cada vez maior em produtos agrícolas, a tecnologia tem sido uma grande aliada na produção. Tanto para questões que envolvem clima e mão de obra, favorecendo, assim, um cultivo resultados favoráveis, e ainda, contribui para a conservação ambiental.

E uma das coisas que terão mais peso na hora do consumidor fazer sua escolha é a qualidade dos produtos, a tecnologia possibilita com que se obtenha maior controle e eficiência no manejo dos cultivos de produção agrícola, permitindo com que sejam diagnosticadas deficiências nutricionais e/ou presença de organismos patogênicos com maior eficiência.


Tecnologia e mão de obra humana


A automatização de máquinas é um recurso que vem sendo cada vez mais difundido no ramo agrícola, ocasionando uma transformação nas necessidades do uso de mão-de-obra humana nos cultivos de produção. O objetivo destas tecnologias é aumentar a eficiência dos processos envolvidos nas atividades agrícolas, diminuir o custo fixo com excesso de funcionários, bem como reduzir o tempo operacional gasto em cada atividade.

Sendo assim, a mecanização moderna na agricultura vem para auxiliar o agricultor, tornando o trabalho operacional mais prático e eficiente. Como resultado, o produtor rural poderá despender seu tempo em outras atividades, aumentando a eficiência no manejo dos cultivos.


E como isso acontece?


Esse aumento na produção e na qualidade dos alimentos produzidos no campo ocorre devido ao maior controle dos processos envolvidos nos cultivos, podendo assim manejá-lo com maior eficácia.

Ou seja, o que, por meio apenas da mão de obra braçal, levava um determinado tempo para ser feito, com o auxílio da tecnologia é feito em um tempo menor e de forma mais cômoda e eficiente.


O uso da tecnologia no campo aliada a práticas convencionais


Não é de hoje que a tecnologia vem sendo utilizada no campo. Um dos primeiros recursos tecnológicos a serem empregados na agricultura foi o chamado GPS (Global Positioning System). Um sistema de posição global que apresentava coordenada de determinados locais na terra. E esse recurso ajudou a entrada de outros tipos de tecnologias, tais como as máquinas guiadas por satélite ou por computadores, por exemplo.

Também estão sendo desenvolvidos aplicativos que permitem que o produtor monitore seu cultivo de forma remota, através de computadores ou mesmo dispositivos móveis como smartphones ou tablets.

Atualmente, muitos produtores rurais também têm adotado o uso de drones para o monitoramento de suas plantações. E é importante mencionar que a tecnologia na agricultura pode ser usado tanto na fase de plantio como também na de colheita.

No entanto, deve se levar em conta que práticas mais antigas, com custo relativamente baixo, continuam sendo essenciais para assegurar a qualidade da sua produção agrícola. E dentre essas tecnologias temos os terraços e a semeadura em nível.

De acordo com uma pesquisa feita em 2017 pelo Rally Safra, a qual avaliou as safras de metade Sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo e na metade Norte do Paraná, em 83% dos casos avaliados não havia a presença de terraços e em 63% não se constata o uso de semeadura de nível, práticas sustentáveis e importantes para o controle da erosão dos solos.


Por que adotar a tecnologia no campo?


Dentre os benefícios do produtor rural em adotar o uso da tecnologia no campo, destacam-se:
 
  • Aumento da produtividade;
  • Diminuição dos impactos negativos no meio ambiente;
  • Aumentar os lucros do seu negócio, uma vez que ajuda a melhorar a qualidade da produção;
  • Obter maior conhecimento e controle dos processos envolvidos no manejo da cultura, para administrá-los com maior eficácia;
  • Torna a comunicação entre produtor, agrônomos e demais envolvidos muito mais prática e eficiente;
  • Por meio de sistemas de monitoramento, o produtor rural pode obter informações sobre sua lavoura, como o surgimento de pragas e doenças, acompanhamento do estado nutricional das plantas, dentre outros importantes recursos.

Empresas de tecnologia estão constantemente em busca de desenvolverem soluções que visem não somente tornar mais prático e eficiente o trabalho no campo, mas também de garantir que os produtos produzidos ali sejam de elevada qualidade para o consumidor. 

No entanto, para que o uso da  tecnologia no campo tenha efeitos positivos, é necessário que o produtor rural busque informações sobre o que, como e quando utilizar estas tecnologias, para garantir os resultados positivos destas ferramentas.
 

Leia também

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

março 2024 A importância do silício no crescimento e desenvolvimento vegetal

O silício pode atuar de diversas maneiras no crescimento e desenvolvimento vegetal. Uma de suas principais funções se dá ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces