você está em: Inicial | Canal Agro | Maior rentabilidade e lucratividade do produtor em 2021

fevereiro 2021 Conteúdo Técnico

Maior rentabilidade e lucratividade do produtor em 2021

Para atingir a maior rentabilidade e lucratividade do produtor ainda em 2021, é importantíssimo estar focado em seu planejamento de produção!

Além disso, é importante saber que rentabilidade e lucratividade são diferentes entre si, para que seja possível planejar ações que mantenham a alta da rentabilidade e da lucratividade.

Rentabilidade e lucratividade do produtor: qual a diferença?

Para atingir como resultado a maior rentabilidade e lucratividade do produtor em 2021, é preciso inicialmente saber a diferença entre rentabilidade e lucratividade.

Ambos são indicadores importantes para a sua produção, entretanto, cada um tem a sua função. Por isso mesmo, os dois indicadores precisam ser analisados periodicamente, para que seja possível identificar se os resultados desejados estão sendo conquistados.

A lucratividade é usada para identificar se o negócio está tendo ganho. Ou seja, após deduzir os custos e despesas, a empresa oferece lucro?

Para saber a resposta, o cálculo é bastante simples. Lucratividade é igual a lucro líquido dividido sobre receita bruta vezes 100. A lucratividade é um resultado obtido em valor percentual.

Já a rentabilidade mede o retorno que um investimento irá oferecer ao negócio. Suponhamos que houve um investimento em fertilizantes, quanto de rentabilidade esse investimento pode oferecer?

O cálculo também irá revelar uma informação em porcentagem. Para calcular a rentabilidade é preciso dividir o lucro líquido pelo investimento vezes 100.

É possível conquistar maior rentabilidade e lucratividade ao mesmo tempo?

Sim! Os dois indicadores precisam ser constantemente analisados e os resultados em ambos podem ser elevados a cada safra.

Desde que, o produtor tenha o cuidado de planejar suas safras e se organizar. Dessa forma, haverá a redução de custos para o aumento da lucratividade, por exemplo.

Além disso, o produtor poderá perceber através de seus cálculos que um determinado fertilizante é mais rentável que o outro.

Portanto, são dois indicadores úteis que favorecem o cotidiano de trabalho no campo.

Fazendo com que o produtor consiga tomar decisões assertivas, para estrategicamente melhorar a sua condição de vida, aumentando a capacidade de gerar lucros a cada safra, mesmo que o seu espaço físico para plantar não tenha aumentado.

A tecnologia é uma aliada da rentabilidade e lucratividade

Aumentar a rentabilidade e a lucratividade do produtor torna-se mais fácil com tecnologia. Automatizar processos de produção, otimizar os recursos naturais disponíveis, pesquisar as reais necessidade de seu solo.

Todas essas ações são muito mais fáceis atualmente, por causa da tecnologia disponível para o setor. O que faz com que, seja cada vez mais fácil aumentar a rentabilidade no campo.

Além disso, é possível reduzir os custos operacionais ao usar tecnologia no cotidiano. De modo que, todo o trabalho no campo torna-se mais prático e os lucros se potencializam.

Seja qual for a intervenção feita em prol de alcançar maior rentabilidade e lucratividade do produtor, é preciso ser estratégico.

Afinal, o grande segredo de efetivamente aumentar a rentabilidade e lucratividade é atuar com os investimentos corretos.

Sempre visando minimizar custos operacionais e potencializar os resultados de cada plantio. É completamente possível ter bons resultados ao longo de cada safra.

Especialmente quando o produtor está disposto a testar inovações, aproveitar novas técnicas e usar os melhores insumos em suas safras.

Fazer investimentos pontuais e estratégicos auxilia na melhora do solo, na redução de custo e na potencialização de cada safra.

Maior rentabilidade e lucratividade do produtor: investimentos adequados

Atingir a maior rentabilidade e lucratividade do produtor ao longo de cada safra, requer investimentos inteligentes.

Por isso mesmo, é fundamental fazer um planejamento para o ano. De modo que, cada safra conte com os melhores insumos, a melhor preparação da terra e todo o cuidado necessário.

Potencializando os resultados através da compra de insumos de qualidade, como os oferecidos pela Biosul.

Ter bons parceiros é fundamental para atingir a maior rentabilidade e lucratividade do produtor ao longo de cada safra.

Adotando as medidas adequadas para manter o solo bem nutrido, livre de pragas que elevam os custos de produção.

Ao planejar cada safra com cuidado, comprar as melhores sementes e procurar implementar tecnologia no cotidiano, o produtor está fazendo escolhas estratégicas para sua safra. Portanto, sempre vale a pena planejar minuciosamente o ano e estruturar investimentos inteligentes.

Leia também

abril 2021 Tecnologia 5G promete melhorar conectividade no campo e impulsionar agricultura

A tecnologia 5G representa a possibilidade de aumento na competitividade da agricultura brasileira. Uma vez que, poderá trazer mais ...

março 2021 Saiba mais sobre Fertilizantes Minerais

Os fertilizantes minerais são usados para aumentar o estado nutricional das plantas e/ou estimular o crescimento e fortalecer os sistemas de ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces