você está em: Inicial | Canal Agro | Diferenças de Clima para a produção de frutíferas

maio 2021 Conteúdo Técnico

Diferenças de Clima para a produção de frutíferas

As diferenças climáticas afetam a produção de frutíferas em todo o país. E para aumentar a competitividade da produção, é importante conhecer esses aspectos antes de optar por uma área de cultivo.

Produção de frutíferas na América do Sul

Os países que compõem a América do Sul são privilegiados em relação ao cultivo de frutíferas. O clima tropical é um grande aliado para esse tipo de produção, que também apresenta um bom valor agregado.

De modo que, o produtor possa ter uma boa margem de lucro a cada safra, graças a escolha da frutífera mais adequada para sua região.

Sempre considerando os aspectos climáticos antes de selecionar qual será a plantação mais adequada.

Diferenças de clima para a produção de frutíferas

A temperatura é um dos principais fatores que influenciam na cultura de frutíferas. Temperaturas muito altas, bem como, temperaturas muito baixas podem ser prejudiciais para a cultura.

Cultivos de acerola, banana e maracujá, por exemplo, requerem chuvas bem distribuídas ao longo das 4 estações, bem como, uma temperatura média anual superior a 22°C.

Locais com umidade relativa entre 60 e 70%, com vento calmo e temperatura entre 15°C e 25°C, são ideais para que as plantas floresçam e frutifiquem.

A temperatura é responsável por afetar significativamente a forma, coloração da casca e textura dos frutos.

Os frutos cítricos, por exemplo, que são produzidos em temperaturas mais elevadas apresentam coloração menos intensa que os frutos oriundos de locais com temperaturas mais baixas.

Obviamente, a diferença não é meramente estética. Os alimentos apresentam também alteração em seu sabor de acordo com as situações climáticas as quais o alimento foi exposto ao longo de sua maturação.

Portanto, é importante que o agricultor adote todos os cuidados possíveis, visando proteger seu cultivo de adversidades, para que a safra seja sempre a melhor possível.

É possível evitar danos trazidos pelo clima para a produção de frutíferas?

Sim! Atualmente, a tecnologia é capaz de ajudar o homem do campo a proteger suas culturas frutíferas.

Ter acesso a informações meteorológicas precisas, por exemplo, é uma ferramenta útil para programar a irrigação adequada das culturas.

De modo que, o excesso de água não cause um dano à plantação. Outros aspectos também podem ser usados com relação às culturas frutíferas, para melhorar sua capacidade produtiva.

Atualmente no Brasil, é comum que a cultura de morangos seja produzida em estufas. Justamente para que os produtores possam obter o máximo resultado de seus cultivos.

Garantindo assim, uma boa renda a partir da cultura de morangos. Uma vez que, a estufa protege o cultivo de geadas, controla a umidade e é capaz de aumentar a produtividade.

Portanto, existem muitas alternativas que podem auxiliar o produtor a ter bons resultados. Desde tecnologias mais recentes, até o uso de estufas dependendo de qual seja o cultivo em questão.

Todo produtor deve usar as técnicas mais apropriadas para que seja possível evitar danos trazidos pelas diferenças de clima para a produção de frutíferas.

Fertilizantes, irrigação adequada e outros cuidados

Além de atuar preventivamente, visando evitar possíveis danos trazidos pelas diferenças de clima para a produção de frutíferas, também é possível usar outros recursos.

De modo que, eventuais danos sejam combatidos com a irrigação adequada, manejo coerente e uso de fertilizantes.

Visando que a produção não seja negativamente afetada por alterações climáticas que impedem, por exemplo, o crescimento do cultivo por causa de chuvas irregulares.

Com tecnologia é possível avaliar e intervir no momento correto, oferecendo a irrigação apropriada para que a cultura não seja impactada em sua produtividade.

Dessa forma, é possível ter uma boa safra. O que é útil para que seu investimento inicial em tecnologias e insumos de qualidade, traga retorno financeiro.

O cultivo de frutíferas no Brasil é extremamente interessante, não só pelo retorno financeiro, como também por existir muito mercado a ser explorado.

O país produz frutas dos mais variados tipos, podendo atuar não só no mercado nacional como também com a exportação.

Leia também

abril 2024 Revolucionando a Agricultura com a Genética: Desafios, Benefícios e o Futuro ...

O melhoramento genético é uma prática que existe desde os primórdios da agricultura, onde as plantas com ...

março 2024 Clima/Tempo: Projeções para o Agronegócio e o Impacto dos Fenômenos El ...

O agronegócio é indiscutivelmente um dos setores mais sensíveis às variações climáticas. Dada a sua ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces