você está em: Inicial | Canal Agro | CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS DE CRESCIMENTO - ÁCIDO SALICÍLICO

fevereiro 2019 Conteúdo Técnico

CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS DE CRESCIMENTO - ÁCIDO SALICÍLICO

                              
                                                  Conhecendo os fitohormônios de crescimento – Ácido Salicílico

As plantas utilizam diversos compostos para regular seu crescimento e desenvolvimento vegetal, bem como a resistência a climas adversos e patógenos. Muitos destes reguladores são conhecidos como fitohormônios. O ácido salicílico recentemente caracterizado como fitohormônio, atua principalmente mediando respostas locais e sistêmicas de defesa de plantas contra patógenos.
              
Descobriu-se também que o ácido salicílico desempenha um papel importante durante a resposta da planta a estresses abióticos, como seca, resfriamento, toxicidade por metais pesados, calor e estresse osmótico.

A biossíntese deste fitohormônio ocorre pela rota metabólica denominada de xiquimato, onde são produzidos dois possíveis precursores para a sua biossíntese. O isocorismato, pode ser diretamente transformado em ácido salicílico, bem como o aminoácido fenilalanina, que primeiramente transforma-se em ácido trans-cinâmico, antes de formar este fitohormônio.

Após ser produzido, o ácido salicílico liga-se na sua proteína regulatória NPR1, a qual se transloca para o núcleo na presença deste fitohormônio, estimulando fatores de transcrição ( bZIPs, TGAs...
) que irão aumentar a expressão dos genes em que este fitohormônio atua.

A Biosul Fertilizantes possui um portfólio completo com todos os nutrientes necessários para as reações enzimáticas necessárias para a biossíntese de ácido salicílico.

Consulte um Representante Biosul e confira a melhor solução para a sua cultura.

Leia também

abril 2019 NUTRIÇÃO VEGETAL E SEU PAPEL NO CONTROLE DE BOTRYTIS CINEREA (PODRIDÃO ...

O fungo Botrytis Cinerea é um fungo necrotrófico que afeta mais de 200 espécies de plantas dentre leguminosas, gramíneas ...

abril 2019 CONSEQUÊNCIAS DO EXCESSO DE CHUVAS NA INTERAÇÃO PLANTA-SOLO

O excesso de chuvas causa grandes estragos nos cultivos de produção agrícola.   No solo, inúmeros danos ocorrem, ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces