você está em: Inicial | Canal Agro | CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS DE CRESCIMENTO - ÁCIDO JASMÔNICO

fevereiro 2019 Conteúdo Técnico

CONHECENDO OS FITOHORMÔNIOS DE CRESCIMENTO - ÁCIDO JASMÔNICO

                          Conhecendo os fitohormônios de crescimento – Ácido Jasmônico
 
As plantas possuem fitohormônios, os quais são responsáveis por induzir respostas fisiológicas, sendo elas relacionadas ao crescimento vegetal e/ou resistência a estresses climáticos e patogênicos. O ácido Jasmônico está envolvido em diversas sinalizações internas, sendo elas relacionadas à viabilidade do grão de pólen, junto com o Etileno, auxilia na maturação de frutos (transformação de licopeno em 3-caroteno), formação dos tubérculos na cultura da batata, bem como atua em respostas a ataque de insetos e fungos.  

A biossíntese do Ácido Jasmônico ocorre pela denominada rota dos ácidos graxos (rota dos octanodecanóides), que começa com a formação do composto Malonil-CoA, pela enzima acetil-CoA carboxilase, a qual utiliza ATP como fonte de energia para esta reação. Após esta etapa, outras reações enzimáticas acontecem formando o composto ácido linolênico, este por fim transforma-se em ácido jasmônico
.

Após ser produzido, este fitohormônio liga-se no aminoácido isoleucina ainda no citosol celular e posteriormente, ao complexo denominado de COI-JAZ no núcleo, ativando os fatores de transcrição MYC2,  MYC3 e MYC4, bem como WRKY75, conferindo assim as respostas fisiológicas do ácido jasmônico.

Tanto os fitohormônios quanto as reações enzimáticas que envolvem suas respostas fisiológicas utilizam macro e micronutrientes além de aminoácidos para a formação de enzimas e proteínas.   

A Biosul Fertilizantes possui fornece todos os macro e micronutrientes além de aminoácidos em forma totalmente solúvel e assimilável pelas plantas, aumentando a eficiência das reações enzimáticas necessárias às atividades hormonais.

Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para a sua cultura.

Leia também

setembro 2019 E agora, produtor rural pessoa física ou pessoa jurídica?

Além dos aspectos relacionados com a produção, o produtor rural precisa também pensar nas questões fiscais do seu ...

setembro 2019 Como deve ser feita a análise foliar das plantas e análise química do solo

A análise foliar e a análise química do solo são dois procedimentos importantes que o agricultor deve realizar para que ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces