você está em: Inicial | Canal Agro | COMO AS PLANTAS SE ADAPTAM ÀS MUDANÇAS DE TEMPERATURAS

maio 2019 Conteúdo Técnico

COMO AS PLANTAS SE ADAPTAM ÀS MUDANÇAS DE TEMPERATURAS

As plantas adaptam-se às flutuações sazonais de temperatura ambiente, alterando inúmeros processos no seu desenvolvimento, como o crescimento e o momento de iniciar o florescimento.

Essas modificações são conhecidas como plasticidade térmica do desenvolvimento.

Em plantas de diferentes variedades, cultivadas em regiões do mundo inteiro, as mesmas possuem diferentes tipos de plasticidade, que refletem adaptações aos diferentes ambientes naturais.

Atualmente poucos genes e mecanismos moleculares, envolvidos na adaptação de plantas a diferentes temperaturas ambientes, são conhecidos.

Dentre estes mecanismos, destacam-se as Heat-Shock Proteins (Hsp), que são um grupo de proteínas produzidas em situações de estresses relacionados com altas ou baixas temperaturas. Além destas proteínas foram descobertos recentemente dois genes homólogos, ICARUS 1 (ICA1) e ICARUS 2 (ICA2), os quais interagem entre si e  atuam ​​ no desenvolvimento da planta em resposta às mudanças de temperatura, modulando o desenvolvimento relacionado ao crescimento da planta e o tempo de floração nestas situações.

 A Biosul Fertilizantes fornece todos os macro e micronutrientes necessários para que ocorram as adaptações das plantas ao clima, evitando dessa forma estresses abióticos que possam comprometer a sua produtividade.
              
Consulte um representante Biosul e conheça a melhor solução para a sua lavoura.

Leia também

maio 2019 COMO OCORRE A BROTAÇÃO DAS GEMAS EM FRUTÍFERAS DE CLIMA TEMPERADO

Para que ocorra a brotação das gemas nas frutíferas de clima temperado, diversos fatores estão envolvidos, dentre eles a ...

abril 2019 BIOPLUS, POTENCIALIZANDO A FORMAÇÃO E A QUALIDADE DE BULBOS

Em culturas como alho e cebola, os aspectos visuais como cor, tamanho e aparência são determinantes na escolha dos consumidores, visto ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces