você está em: Inicial | Canal Agro | COMO AS PLANTAS RESPIRAM?

janeiro 2019 Conteúdo Técnico

COMO AS PLANTAS RESPIRAM?

O processo respiratório das plantas envolve duas diferentes etapas:
o processo de formação de energia, denominado de respiração celular que ocorre dentro das mitocôndrias e a transpiração, que envolve a saída de água pelos estômatos por diferença de potencial da água, processo este regulado por ácido abscísico, malato, íons de potássio, sacarose, dentre outros fatores.

Quanto maior a temperatura, maior a respiração vegetal, resultando em elevado gasto energético em forma de ATP. Em relação à transpiração, em horas mais quentes do dia, as plantas fecham seus estômatos com o intuito de não perder uma quantidade significativa de água. 

A respiração celular é oriunda da oxidação da glicose, e passa pels processos denominados de ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa respectivamente. Neste processo, além de ocorrer a formação de importantes compostos como NADH, FADH2, ácidos orgânicos e aminoácidos, a principal função é formar energia em forma de ATP, a qual será utilizada em diversas reações enzimáticas necessárias a sobrevivência vegetal.

Durante o ciclo de Krebs, o microelemento Manganês (Mn) é encontrado como cofator enzimático (Isocitrato Desidrogenase e Malato Desidrogenase), Já os elementos Ferro (Fe) e Enxofre (S) são utilizados na cadeia de transporte de elétrons durante a fosforilação oxidativa, que ocorre após o ciclo de Krebs, durante a formação de energia bioquímica (ATP).

A Biosul Fertilizantes contém diversos produtos que auxiliam nos processos respiratórios das plantas, fornecendo bioestimulantes, aminoácidos, bem como diversas formulações com macro e micronutrientes. Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para o seu cultivo.

Leia também

agosto 2020 Por que ter um parceiro no Agronegócio?

Sobreviver dentro de um segmento com concorrência acirrada requer boas parcerias. Por isso, você já se perguntou quais poderiam ...

agosto 2020 Quais são as principais pragas da Citricultura?

A citricultura requer alguns cuidados especiais, principalmente no tocante ao controle de pragas nesse tipo de cultivo. Entendendo a ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces