você está em: Inicial | Canal Agro | COMO AS PLANTAS RESPIRAM?

janeiro 2019 Conteúdo Técnico

COMO AS PLANTAS RESPIRAM?

O processo respiratório das plantas envolve duas diferentes etapas:
o processo de formação de energia, denominado de respiração celular que ocorre dentro das mitocôndrias e a transpiração, que envolve a saída de água pelos estômatos por diferença de potencial da água, processo este regulado por ácido abscísico, malato, íons de potássio, sacarose, dentre outros fatores.

Quanto maior a temperatura, maior a respiração vegetal, resultando em elevado gasto energético em forma de ATP. Em relação à transpiração, em horas mais quentes do dia, as plantas fecham seus estômatos com o intuito de não perder uma quantidade significativa de água. 

A respiração celular é oriunda da oxidação da glicose, e passa pels processos denominados de ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa respectivamente. Neste processo, além de ocorrer a formação de importantes compostos como NADH, FADH2, ácidos orgânicos e aminoácidos, a principal função é formar energia em forma de ATP, a qual será utilizada em diversas reações enzimáticas necessárias a sobrevivência vegetal.

Durante o ciclo de Krebs, o microelemento Manganês (Mn) é encontrado como cofator enzimático (Isocitrato Desidrogenase e Malato Desidrogenase), Já os elementos Ferro (Fe) e Enxofre (S) são utilizados na cadeia de transporte de elétrons durante a fosforilação oxidativa, que ocorre após o ciclo de Krebs, durante a formação de energia bioquímica (ATP).

A Biosul Fertilizantes contém diversos produtos que auxiliam nos processos respiratórios das plantas, fornecendo bioestimulantes, aminoácidos, bem como diversas formulações com macro e micronutrientes. Consulte um representante Biosul e confira a melhor solução para o seu cultivo.

Leia também

novembro 2020 Micronutrientes

Os micronutrientes apesar de serem absorvidos em menores quantidades, são indispensáveis para o metabolismo vegetal. Sem eles, ...

novembro 2020 Efeitos fisiológicos do estresse hídrico no metabolismo vegetal

A seca é um estresse abiótico que vem se tornando comum em diversas regiões do Brasil e do mundo. Dependendo da severidade, pode ...

Atuado no segmento de nutrição vegetal, biotecnologia e mineração, a BIOSUL Fertilizantes possui o portfolio mais completo do mercado.

Seus investimentos em desenvolvimento, tecnologia e matérias-primas com alto grau de pureza, possibilitam oferecer ao agricultor as melhores soluções para o melhor desempenho e equilíbrio nutricional das plantas.

(54) 3231-7600
biosul@biosul.com

Rua Os Independentes Grupo de Barretos SP, 875, B. Parque dos Rodeios, 95201-248 - Vacaria/RS

Biosul © 2019 Todos os direitos reservados.desenvolvimento: Six interfaces